A YYK, uma das principais fornecedoras de zíperes no mundo, descobriu PFAS (substância perfluouralquiladas e polifluoralquiladas) na tinta usada em alguns dos seus produtos. A empresa que tem sede em Tóquio, no Japão, alertou seus clientes sobre a presença do produto químico em alguns zíperes à prova d’água e outros produtos no começo de 2023. No entanto, a descoberta só se tornou pública agora.
Os PFAS pertencem a um grupo de produtos químicos usados para revestimentos e são resistentes ao calor, óleo, água e manchas. O Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos adverte que essa substância é de difícil absorção no meio ambiente, pode contaminar solos e água potável. Segundo o CDC, ainda não se sabe ao certo o que pode causar em seres humanos, mas há suspeitas de que podem estar relacionados ao câncer, problemas no fígado e na tireoide.
A fornecedora não divulgou quantas marca foram afetadas pelos produtos contando PFAS. No entanto, a YKK afirma que passou meses tentando eliminar os produtos químicos da sua cadeia de suprimentos. Conforme a empresa, a tinta contendo essa substância teria vindo de vários abastecedores.
*Com informações do portal de Notícias Folha de São Paulo
LEIA TAMBÉM