CLIMA DE EXPECTATIVA

ELEIÇÕES NA ARGENTINA: Saiba os resultados parciais do primeiro turno

Até então com mais de 75% dos votos apurados, resultado pode levar eleição para o segundo turno

Publicado em: 22/10/2023 22:25
Última atualização: 22/10/2023 22:25

Com as votações encerradas desde às 18 horas deste domingo (22), saíram os resultados parciais da eleição presidencial argentina.


No cenário atual, Sergio Massa estaria no segundo turno com Javier Milei Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/Divulgação

Com mais de 75% dos votos apurados, Sergio Massa tem 35,9% dos votos e Javier Milei 30,51%, e eles decidirão a presidência em um segundo turno. Patricia Bullrich ficou em terceiro lugar, com 23,61% dos votos.

O resultado levaria a eleição na Argentina para o segundo turno. Pelas regras eleitorais argentinas, para se eleger no primeiro turno o candidato mais bem votado precisa ter 45% dos votos ou mais, ou ter mais de 40% dos votos e, ao mesmo tempo, 10 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo melhor candidato.

No cenário atual, o candidato governista, Sergio Massa, estaria no segundo turno com o libertário Javier Milei, em 19 de novembro.

Conforme os primeiros resultados foram seno divulgados, mostrando Sergio Massa a frente com 35% e Milei com 30%, o clima de festa do lado se fora do QG do libertário diminuiu. Muitos pararam de cantar “a casta tem medo” e passaram a acompanhar a apuração ao vivo das transmissões televisivas no YouTube.

“Pensei que ganharíamos em primeiro turno”, lamenta um eleitor para os amigos. Logo, alguns passaram a gritar informando que haveria um segundo turno.

A fanfarra tentava manter a animação e de vez em quando alguns libertários, como candidato ao governo se Buenos Aires, Ramiro Marra, saíam de dentro do hotel para inflamar o público, mas logo o clima de preocupação retornava.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasArgentinaMundo
Matérias Relacionadas