O último eclipse solar total parou o Canadá, os Estados Unidos e o México. O fenômeno, que ocorreu no dia 8 de abril deste ano, fez o dia virar noite em parte da América do Norte.
CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA NOSSA NEWSLETTER
E neste domingo (21), uma lua cheia laranja chamou atenção e repercutiu nas redes sociais, o que trouxe a dúvida de quando deve ocorrer o próximo evento astronômico que sempre encanta a população em qualquer lugar do mundo.
Os eclipses fascinam não só os admiradores da astronomia, pois carregam um certo apelo místico em suas aparições. Além do lunar penumbral de março e do solar total de abril, outros dois devem marcar 2024.
O primeiro deles é um eclipse lunar parcial, previsto para o dia 18 de setembro, conforme o calendário da Nasa. Este deve ser visto no Brasil e contemplará os continentes: Américas, Europa e África.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Entretanto, em entrevista anterior à reportagem, o idealizador do observatório Bate-Papo Astronômico, Fabricio Colvero, disse que a aparição do fenômeno será “só uma mordidinha aqui pra nós”, brasileiros.
O último fenômeno do ano é um eclipse solar anular, e está previsto para acontecer exatamente duas semanas depois do lunar: dia 2 de outubro. Este, ainda segundo a Nasa, poderá ser visto do Pacífico e do sul da Argentina e do Chile.