O Reino Unido lançou uma nova arma militar neste mês. Se trata de um dispositivo de “energia direcionada a laser” (LDEW) que é capaz de produzir disparos de alta potência contra alvos aéreos, conseguindo atingir uma moeda de 1 euro a um quilômetro de distância. A DragonFire foi criada pelo Laboratório de Ciência de Defesa e Tecnologia (DSTL) para o Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MOD).
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O Governo do Reino Unido não divulgou o seu alcance, já que é uma informação classificada, mas garante que o raio chega em qualquer alvo que esteja visível. Ele produz uma linha de luz de alta intensidade, na velocidade da luz, capaz de cortar o que quer que esteja no céu, levando à falhas na estrutura ou impactos ainda mais devastadores, caso atinja a ogiva.
A nova arma ainda promete ser de baixo custo: disparos de até 10 segundos são equivalentes à usar um aquecedor por uma hora. O custo de cada tiro é de 10 euros, ou seja, cerca de R$ 53*.
A intenção do MOD é financiar um programa multimilionário de transição das pesquisas para os campos de batalha. O chefe executivo do DSTL Paul Hollinshead afirmou que “estes ensaios nos permitiram dar um passo em frente enorme na concretização das oportunidades potenciais e na compreensão das ameaças representadas pelas armas de energia dirigida”.
Para criar a DragonFire, foram investidos 100 milhões de euros.
*Conversão feita no dia 24 de janeiro, 10 horas
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags