Uma rede global para monitorar o surgimento de novas doenças e prevenir surtos das já existentes foi lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana passada. A Rede Internacional de Vigilância de Patógeno tem o objetivo de ajudar em políticas públicas em caso de novos surtos de enfermidades no mundo.
Durante um discurso na 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), na segunda-feira (22), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, fez um alerta para que os países se preparem para novas emergências sanitárias.
“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos”, afirmou Adhanom.
A nova rede usa uma base de dados de informações genômicas de agentes causadores de doenças. Dessa forma, os pesquisadores podem compreender melhor as características das infecções, como sintomas, transmissão e riscos para a saúde da população.
O diretor-geral da OMS destaca a importância desses dados para que novos surtos sejam prevenidos. Segundo ele, o órgão quer “dar a todos os países acesso ao sequenciamento e análise genômica de patógenos como parte de seu sistema de saúde pública”.
Com informações da CNN Brasil.
LEIA TAMBÉM