ESTADOS UNIDOS
Desempenho republicano pode facilitar aprovação de projetos de Trump
Se a vitória na Câmara se confirmar, Trump chegará à Casa Branca contando com uma maioria de congressistas
Última atualização: 07/11/2024 12:34
O desempenho do Partido Republicano nas eleições estadunidenses deste ano surpreendeu parte dos analistas e especialistas brasileiros que acompanham o dia a dia da política e da economia da maior potência econômica mundial.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
Além de Donald Trump ter superado, com folga, a candidata democrata Kamala Harris na disputa pela presidência dos Estados Unidos, os republicanos já conquistaram a maioria dos assentos no Senado, que, atualmente, é controlado pelos democratas. E caminham para assumir também o comando da Câmara dos Deputados.
Se a vitória na Câmara se confirmar, Trump, que já presidiu os Estados Unidos entre 2017 e 2021, chegará à Casa Branca contando com uma maioria de congressistas que, em tese, estarão mais dispostos a ajudá-lo a cumprir suas promessas de campanha. Situação que o próprio Trump, ao discursar logo após a divulgação dos primeiros resultados apontando sua vitória, classificou como um "mandato sem precedentes".
LEIA TAMBÉM: Setor calçadista pode se beneficiar da vitória de Trump? Entidades avaliam cenário após eleições dos EUA; entenda