POLÊMICA
Copos e cuias da marca Stanley contém chumbo; veja o que isso quer dizer e se faz mal à saúde
Material foi detectado por clientes da empresa especialista em produtos térmicos
Última atualização: 30/01/2024 14:26
Clientes da Stanley, empresa conhecida por fabricar copos térmicos e até cuias de chimarrão, detectaram a presença de chumbo em produtos da companhia. Em posicionamento divulgada ao portal InfoMoney, a Stanley esclarece que não há chumbo em parte alguma dos produtos que entrem em contato com consumidores, líquidos ou alimentos.
O metal seria utilizado apenas como vedação na base dos copos. No entanto, a empresa especialista neste tipo de mercadoria, afirma que utiliza um revestimento de aço inoxidável, impedindo o contato com o chumbo. “Na rara ocorrência desta tampa de inox se soltar, devido a algum caso extremo, possivelmente expondo o selante, este continuará sem contato com o conteúdo, sendo o produto devidamente coberto pela garantia vitalícia oferecida a todos os itens Stanley”, completa a firma.
Os testes, segundo a InfoMoney, os testes foram feitos principalmente por consumidores dos Estados Unidos. “Eu vi os posts nas redes sociais sobre o copo da Stanley conter chumbo. Então, pedi um teste rápido na Amazon e aqui estão os resultados. O Yeti e Rtic permaneceram amarelo, indicando que o resultado deu negativo para chumbo. Todos os meus copos Stanley deram positivo para chumbo”, comenta uma cliente nas redes sociais.
Perigos com o chumbo
Uma pesquisa do Banco Mundial, a partir de dados do projeto Global Burden of Disease (GBD) estima que cerca de 5,5 milhões de pessoas com 25 ou mais morrem por doenças relacionadas à intoxicação por chumbo. Um artigo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a se intoxicada, a pessoa por ter hipertensão, problemas de memória, dores de cabeça e perda de capacidade auditiva, entre outros sintomas.
Apesar do risco, a Stanley ressalta que a fabricação de seus produtos utiliza um selamento na parede externa, garantindo isolamento a vácuo. Isso impede o contato direto do chumbo com o consumidor e assegura que as bebidas permaneçam geladas por um longo período.