FUTURO?
Comunidades subterrâneas tecnológicas e clube privativo, conheça projeto futurista na Arábia Saudita
Projeto já recebeu cerca de U$ 500 bilhões de investimento, o que dá cerca de R$ 2,4 trilhões em reais
Última atualização: 19/02/2024 11:26
Comunidades subterrâneas tecnológicas, construídas dentro de montanhas, e resorts exclusivos à beira-mar. Estes são apenas alguns locais do que promete ser um grande projeto de habitação futurista na Arábia Saudita: Neom.
Aquellum, a comunidade subterrânea, pretende ter a primeira marina flutuante, além de galerias de arte, hospitais e apartamentos de luxo. A sua localização será dentro de uma montanha de 450 metros.
Uma das últimas novidades anunciadas é a Xaynor, um clube privativo luxuoso que irá ficar à beira mar, ao longo da costa do Golfo de Aqaba.
Os destinos divulgados até então são Leyja, Epicon, Siranna, Utamo, Norlana, Aquellum, Zardun e Xaynor. Todos estão sendo desenvolvidos no noroeste do reino, na costa do Mar Vermelho. Chamado de Neom, o projeto foi divulgado em 2017, com o objetivo de ser uma espécie de modelo para o futuro, focando na sustentabilidade.
O conjunto Neom faz parte do projeto Vision 2030, do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad Bin Salman, que visa modernizar e diversificar a economia do país, que ainda depende muito da exportação de petróleo.
Por outro lado, arquitetos e economistas já questionaram a viabilidade do projeto, além de existir ceticismo sobre as questões ambientais, de acordo com a Agência Estado.
O projeto foi fundado com o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, com aproximadamente U$ 500 bilhões, o que dá cerca de R$ 2,4 trilhões em reais.
*Com informações da Agência Estado