ARQUEOLOGIA
Como um tesouro de 3,5 mil anos foi achado no meio das cenouras
Achado foi feito por voluntário que usava detector de metal em plantação, na Suíça
Última atualização: 23/10/2023 09:54
Um tesouro estimado em 3.500 anos foi encontrado por um voluntário em Thurgau, na Suíça. Autoridades da localidade confirmaram nos últimos dias que um conjunto de joias da Idade do Bronze foi localizado em uma plantação de cenouras. A safra havia sido recentemente colhida e um morador local fez a descoberta ao passar um detector de metais por todo o campo.
Procurar metais preciosos ou objetos antigos com detectores de metais é um passatempo comum na Europa, onde às vezes acontece de sítios arqueológicos de civilizações milenares serem descobertos em locais inusitados.
"Num campo em Güttingen, um voluntário encontrou várias peças de joalheria da Idade do Bronze Média. A equipe do Escritório de Arqueologia chegou no dia seguinte e preservou o tesouro. No laboratório, o restaurador divulgou as descobertas. O resultado: 14 chamados discos farpados, 2 anéis em espiral e mais de 100 contas de âmbar. Agora os objetos parcialmente muito sensíveis estão sendo restaurados para que possam ser exibidos em 2024 no Museu de Arqueologia em Frauenfeld", divulgou, em rede social, a administração de Thurgau.
O voluntário responsável pelo achado contou que notificou as autoridades imediatamente após a localização dos objetos. Thurgau havia sido cenário de uma descoberta arqueológica recente, quando um sítio milenar foi localizado. Isso motivou interesse por parte de caçadores de relíquias e praticantes da detecção de metais.
Especialistas estimam que se trate de uma joia usada como sinônimo de riqueza por uma figura influente na sociedade da Era do Bronze.