SEM QUERER
Como físicos acidentalmente encontraram uma nova maneira de calcular o Pi
Cientistas encontraram nova forma de representar Pi enquanto estudavam outros parâmetros para calcular como partículas interagem entre si
Última atualização: 24/06/2024 14:32
Acidentalmente, dois cientistas podem ter encontrado uma nova maneira de calcular o número Pi. A descoberta aconteceu enquanto os físicos estudavam como a teoria das cordas poderia explicar alguns fenômenos da física.
O estudo foi feito pelo pós-doutorado Arnab Saha e o professor do Centro de Física de Altas Energias (CHEP) Aninda Sinha, do Instituto Indiano de Ciência (IISc).
"Nossos esforços, inicialmente, nunca se voltaram para o Pi", explicou Aninda ao portal do IISc. Mas a dupla comemorou quando percebeu que tinham descoberto uma nova maneira de calcular o número. "Ficamos animados."
Na verdade, os cientistas estavam tentando desenvolver um modelo com parâmetros mais precisos para entender como as partículas de alta energia interagem umas com as outras quando a descoberta foi feita. E, usando a teoria quântica de campos (QFT) como motivação e duas representações matemáticas (Euler-Beta e Diagrama de Feynman), eles conseguiram.
A nova maneira de calcular o Pi
Além da maneira menos complexa e mais precisa de calcular a interação, encontraram também uma nova representação em série do Pi.
Uma série matemática é formada de vários parâmetros, e os encontrados pelos cientistas são mais específicos, fazendo com que seja mais rápido chegar ao valor de Pi, podendo ser incorporado em cálculos.
Entretanto, a nova forma continua sendo apenas teórica e não há como precisar quando, e se, será realmente usada em um cálculo.
O estudo Field Theory Expansions of String Theory Amplitudes, foi publicado na revista científica Physical Review Letters, em março deste ano.