abc+

INTERFERÊNCIA

Clientes de operadoras dos Estados Unidos afirmam que serviços foram afetados por explosões; entenda

Tempestade solar pode gerar atividade geomagnética capaz de perturbar as comunicações de rádio e os serviços de navegação GPS

Juliano Piasentin
Publicado em: 23/02/2024 às 11h:58 Última atualização: 23/02/2024 às 12h:05
Publicidade

Moradores dos Estados Unidos afirmam que os serviços de telefonia celular foram interrompidos momentaneamente durante a madrugada de quinta-feira (22) em diversas regiões do país. Conforme a agência Associated Press, clientes das operadoras AT&T, Verzion e T-Mobile relataram o problema.

Celular  | abc+



Celular

Foto: Freepik

Conforme a Metsul Meteorologia, esses relatos aconteceram após o registro de explosões solares. No entanto, cientistas explicam que tal interrupção não seria causada pelo fenômeno. “As explosões só causam degradação do rádio onde é dia na Terra. E as explosões desta quinta-feira ocorreram quando ainda era noite nos Estados Unidos.”

E como as explosões afetariam os serviços? Segundo a Metsul, a tempestade solar pode gerar atividade geomagnética capaz de perturbar as comunicações de rádio e os serviços de navegação GPS.

O que são explosões solares?

De acordo com a Metsul, as explosões solares produzem grandes rajadas de plasma no espaço. O portal meteorológico diz que o sol está perto do máximo ciclo solar de 11 anos, ou seja, de mudar seu campo magnético.
 
Isso ocorre de tempos em tempos e afeta a atividade na superfície do sol, como manchas solares causadas pelos campos magnéticos.

O que é o Sol?

O sol é uma enorme bola de gás quente, eletricamente carregado. O gás se move, gerando um campo magnético que se move, passando por um ciclo com duração de 11 anos.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade