SAIBA MAIS
CIÊNCIA X ESPIRITISMO: Qual a explicação para quem vê fantasmas?
Pesquisadores e religiosos possuem diferentes opiniões sobre o tema; confira
Última atualização: 04/03/2024 17:51
Quem não lembra da famosa cena protagonizada por Bruce Willis e Haley Joel Osment em 'O Sexto Sentido'? O diálogo sobre "ver gente morta" marcou o cinema em 1999 e levanta questionamentos sobre aparições de fantasmas. O assunto voltou à tona depois dos relatos dos moradores do Edifício Copan, em São Paulo, que viralizaram na semana passada.
Mas, afinal, o que diz a ciência e o espiritismo? Cada um possui uma explicação diferente sobre isso.
Para a ciência: enxaqueca e doenças
Conforme o portal Uol, os estudiosos explicam que os fantasmas podem ser um truque do cérebro e que vultos misteriosos podem ser resultado de um fenômeno conhecido como aura cerebral, um estágio antes ou durante uma enxaqueca.
O neurologista do corpo clínico Saulo Nader, do Hospital Albert Einstein, esclarece que essa aura pode surgir sozinha, desacompanhada de dor de cabeça. Isso pode fazer com que o indivíduo veja luzes piscantes, vagalumes, flashes luminosos, manchas ou vultos, por exemplo. "Isso poderia ser confundido com uma situação espiritual, fantasmagórica."
Essas aparições, de acordo com o especialista, também ocorrer em casos de doenças que influenciam a área da visão no cérebro e "criam" fantasmas. "Ela pode ter uma doença de Parkinson ou Alzheimer mais grave, que pode se manifestar com vultos e alucinações visuais. AVC e esclerose múltipla também podem lesionar essa parte do cérebro", expõe Nader. No entanto, ainda segundo o portal, estudiosos da área admitem que nem todos os casos são 100% esclarecidos por pesquisas e teses.
Para o espiritismo: desencarnados
O espiritismo kardecista acreditam que espíritos podem aparecer para as pessoas. Para a religião, essas aparições seriam indivíduos que já morreram no plano físico, mas vivem no mundo espiritual. Além disso, podem se mostrar em qualquer hora e lugar.
De acordo com a crença, os desencarnados aparecem, em sua maioria, com as mesmas feições que tinham em vida. Podem ser parentes ou amigos que se fazem presentes por terem alguma feição com o encarnado, como no filme 'Ghost'. Também se mostram espíritos que buscam ajuda e os "brincalhões", que se divertem com o medo que causam.