RELIGIÃO
Casais homossexuais podem receber bênção? Veja resposta do Vaticano
Documento sobre bênçãos e uniões matrimoniais é o primeiro a ser publicado em 23 anos
Última atualização: 18/12/2023 13:42
Casais homossexuais podem receber a bênção? Esta pergunta foi respondida em uma declaração publicada para a Doutrina da Fé e aprovado pelo Papa Francisco, pelo Dicastério, nesta segunda-feira (18). Este é o primeiro documento sobre bênçãos desde 2000.
Sim, duas pessoas do mesmo sexo podem ser abençoadas, caso peçam para um ministro ordenado. Esta é mais uma resolução onde o Vaticano tenta abranger mais as diversidades, como o documento publicado no mês passado afirmando que pessoas trans podem ser batizadas e apadrinhar casamentos. Apesar disso, sempre há um porém e desta vez não é diferente.
A bênção não pode ser considerada nem "minimamente semelhante a um rito matrimonial", já que os casais homossexuais são classificados como "irregulares", segundo o Vatican News, e não podem ser validados oficialmente como casados perante Deus.
Ponto de vista litúrgico x pastoral
Segundo a liturgia, a bênção exige que a pessoa que for abençoada esteja em conformidade com os ensinamentos católicos. Ou seja, o casal não poderia ser abençoado. Entretanto, seguindo a visão do próprio Papa Francisco, todos devem ter o direito de serem abençoados se assim quiserem, já que a pessoa que pede uma bênção pede "um pedido de ajuda de Deus, uma súplica por uma vida melhor", segundo o documento.
O pedido deve ser acolhido fora do ponto de vista litúrgico e através da "perspectiva da piedade popular". Ou seja, devem ser vistos como "atos de devoção" e não há necessidade de exigir "perfeição moral prévia" para a conceder.
Longe de abençoar a união
O documento deixa explícito também que isso está longe de significar que as bênçãos sejam para a união do casal, visto que ele continua a ser considerado "irregular" pela igreja católica. Outras determinações deixam isso escancarado. Elas são:
- durante a "breve oração", o ministro pode "pedir paz, saúde, espírito de paciência, diálogo e ajuda mútua, bem como a luz e a força de Deus para poder cumprir plenamente a sua vontade;
- casais do mesmo sexo não devem ser abençoados junto aos "ritos civis de união" ou em conexão com eles;
- eles não podem receber a bênção de forma parecida com a união matrimonial, "nem mesmo com as roupas, os gestos ou as palavras próprias de um casamento";