abc+

ESCALDANTE

CALOR EXTREMO: Recordes de temperatura causam desmaios e mortes nas ruas dos Estados Unidos

Pessoas em situação de rua e população de baixa renda são as principais vítimas

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 19/07/2023 às 15h:23 Última atualização: 17/10/2023 às 15h:53
Publicidade

Com temperaturas próximas aos 50ºC o calor extremo tem provocado desmaios e até mortes no sudoeste dos Estados Unidos. A população pobre e pessoas em situação de rua são a maioria das vítimas da onda de calor. As informações são da Metsul Meteorologia.

Calor escaldante tem provocado mortes e desmaios nas ruas dos Estados Unidos | Jornal NH



Calor escaldante tem provocado mortes e desmaios nas ruas dos Estados Unidos

Foto: REBECCA NOBLE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Em Phoenix, no Arizona, hospitais registram movimento que não acontecia desde o auge da pandemia. Nesta terça-feira (18), a cidade norte-americana atingiu pela primeira vez 19 dias consecutivos de temperaturas na média de 43,3°C. O recorde era de 18 dias, estabelecido em 1974.

As temperaturas são “muito extremas”, disse Matt Salerno, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, em Phoenix. “Estamos falando de marcas muito acima do normal”, afirma. A bolha de calor associada a um centro de alta pressão leva a muitos dias seguidos de tempo seco e extremamente quente com a piora do calor à medida que a bolha se fortalece.

Em 2022, 425 pessoas morreram de mortes associadas ao calor no condado de Maricopa, onde está Phoenix, a quinta maior cidade dos Estados Unidos, um aumento de 25% em relação a 2021, de acordo com o último relatório do Departamento de Saúde Pública de Maricopa.

Nas últimas duas semanas, os termômetros registraram temperaturas com marcas de 40ºC a 45ºC. Com isso, bombeiros e voluntários realizam ações para resgatar pessoas em situação de rua que desmaiam em suas tendas, que geralmente ficam em uma região do centro de Phoenix, chamada de “The Zone”. Além disso, atendem também trabalhadores que colapsam ao sol nas ruas e idosos, que são vulneráveis ao calor excessivo e que tentam sobreviver e respirar dentro de casa sufocantes.

Há relato de que um morador de rua chegou à emergência do hospital com temperatura de 41°C. Além disso, há pessoas que se queimam na calçada com o pavimento que chega a entortar ou derreter por causa do calor. Crianças desmaiam durante a prática de atividades físicas.

À medida que as temperaturas escaldantes persistem, há 12 mortes confirmadas relacionadas ao calor e outras 55 sob análise no condado de Maricopa, mostram os dados do Departamento de Saúde Pública do Condado. Os números, entretanto, podem ser piores.

Além do Arizona, mais de 90 milhões de pessoas estão sob alerta do calor no país. Saratoga Spring, localizada no extremo Sul do Parque Nacional do Vale da Morte (Death Valley), foi o local mais quente no domingo nos Estados Unidos com 53,9ºC.

A Bacia de Badwater do Vale da Morte, depois de atingir um pico de temperatura de 53,6ºC no domingo à tarde, quase não viu a temperatura cair durante a noite, registrando uma temperatura de 48,9ºC entre meia-noite e uma da manhã, hora local, uma ocorrência única na história do clima mundial.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade