As caixas-pretas do avião da Azerbaijan Airlines que caiu na quarta-feira (25) no Cazaquistão, e que possivelmente foi atingido por mísseis antiaéreos russos, serão enviadas ao Brasil no âmbito da investigação do acidente, informaram as autoridades cazaques neste domingo (29).
A Comissão de Investigação de Acidentes “decidiu enviar os gravadores de voo (caixas-pretas) ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) do Brasil, que também é o país que fabrica os aviões Embraer”, informou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão em um comunicado após o acidente que deixou 38 mortos.
Neste sábado (28), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas às autoridades do Azerbaijão pela queda do Embraer 190 na quarta-feira. No entanto, ele não admitiu culpa pelo ocorrido. O comunicado do Kremlin fala de “trágico acidente” e afirma que a Rússia não abateu o avião.
Para a comunidade internacional, no entanto, está claro que o avião da Azerbaijan Airlines foi atingido pelas defesas antiaéreas russas que, no momento do voo, atacavam drones ucranianos. A agência de notícias Reuters diz ter confirmado a informação com quatro respeitadas fontes.
LEIA TAMBÉM