FELICIDADES, BOBI!
Cachorro mais velho do mundo completa 31 anos e comemora com festa de aniversário
Bobi tem o recorde de cão mais velho de todos os tempos pelo Guinness World; saiba como é a alimentação e o estilho de vida o cão vovô
Última atualização: 26/03/2024 21:31
Bobi, o cão mais velho do mundo, completou 31 anos. Para celebrar a data, o ancião de quatro patas recebeu uma festa portuguesa "muito tradicional", como comentou o tutor Leonel Costa. Bobi nasceu em 11 de maio de 1992 e tem o título de o cachorro mais velho de todos os tempos pelo Guinness World Records.
"A data de nascimento de Bobi foi confirmada pelo Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria, que registou Bobi em 1992", segundo o Guinness World Records.
O bichinho mora em uma área rural na vila de Conqueiros, na cidade de Lieira, em Portugal, onde vive desde sempre. A celebração foi no sábado (13) e o cardápio dos convidados tinha carnes e peixes locais, com porção extra para Bobi que só come comida humana.
Os festejos ainda incluíram atração artística com apresentação de grupo de dança, uma delas com participação do anfitrião do evento. A expectativa era de que o aniversário reunisse mais de 100 pessoas, muitos de países estrangeiros que viajariam especialmente para a ocasião.
O título de cão mais velho do mundo foi concedido em fevereiro deste ano. "Tivemos muitos jornalistas e pessoas de todo mundo para tirar uma foto com Bobi", disse o tutor Leonel. “Eles vieram de toda a Europa, bem como dos EUA e até do Japão.”
A agitação de curiosos para conhecer o bichinho preocupou Leonel. "Foram muitas fotos tiradas e ele teve que se levantar e descer várias vezes. Não foi fácil para ele." Por isso, o animal foi levado para um check-up. O dono do Bobi disse que a saúde ficou um pouco prejudicada mas agora "está melhor".
Efeitos da idade
Nos últimos anos, o animal tem tido dificuldade de caminhar e por isso tem se mantido no quintal de casa. A visão também não anda muito bem. Frequentemente ele esbarra nas coisas por não enxergar direito. Por causa da idade, Bobi tem dormido muito.
Longevidade canina é hereditária
Gira, mãe de Bobi, viveu 18 anos. Ela também viveu com Leonel que tem vários cães idosos. "Se Bobi falasse, ele poderia explicar isso", disse. O tutor tinha oito anos quando conheceu Bobi. "Vemos situações como essa como um resultado normal da vida que eles levam, mas Bobi é único."
O tutor atribuiu a longevidade ao estilo de vida em um "ambiente calmo e tranquilo". O animal nunca foi acorrentado ou amarrado, sempre viveu livre nos campos do entorno da casa. Além disso, o cão vovô é descrito como um cão "muito sociável". Ele cresceu cercado de outros animais.
“Bobi é especial porque olhar para ele é como lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa família e infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós que já partiram deste mundo."
Com informações do Guinness World Records