Uma parte das águas do Grande Canal de Veneza, na Itália, amanheceu tingida de verde fluorescente, neste domingo (28). A coloração chamou muita atenção, mas ao longo do dia já havia se dispersado, conforme informou a guia de turismo Júlia Nunes Cordeiro, natural de Campo Grande (MT) e que vive há oito anos na Itália.
Júlia fez fotos do canal em dois momentos neste domingo. Pela manhã, por volta das 11 horas, a guia de turismo conta que a cor verde na água estava bem marcante. “E as cores (na foto) não mostram como era fluorescente de perto, parecia marca texto!”
Por volta das 14 horas, a coloração da água já estava voltando ao normal, segundo Júlia. Ela também afirma que esse incidente não chegou a atrapalhar o turismo na região, mas deu o que falar.
“Aconteceu algo parecido na Fontana de Trevi recentemente, uns ativistas jogaram corante preto na fonte. Logo, muita gente começou a achar que era alguma manifestação de ativistas”, comenta Júlia.
Polícia vai investigar o que aconteceu
A polícia está investigando as causas e os possíveis responsáveis, em meio a especulações de que a alteração de cor possa ser uma ação de ativistas ambientais.
O governador da região do Veneto, Luca Zaia, postou uma foto do líquido verde que se espalhou pela água perto do arco da Ponte Rialto. A mancha foi denunciada por moradores. Gondoleiros remavam pelas águas fosforescentes enquanto os turistas tiravam fotos. Os bombeiros anunciaram que estavam ajudando a agência ambiental regional a coletar amostras da água para análise.
Esta não é a primeira vez que as águas do Grande Canal ficam verdes. Em 1968, o artista argentino Nicolás García Uriburu tingiu as águas desse caminho durante a 34ª Bienal de Veneza para conscientizar sobre a ecologia.
Veja fotos:
Com agências internacionais
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags