POLÍTICA INTERNACIONAL

Biden e Trump aceitam participar de debates em 27 de junho e em setembro

Ambos, no entanto, divergem em detalhes importantes, como as regras básicas para os confrontos presidenciais

Publicado em: 15/05/2024 15:12
Última atualização: 15/05/2024 15:23

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump concordaram, nesta quarta-feira (15) em realizar dois debates de campanha em junho e setembro - o primeiro em 27 de junho, organizado pela CNN. Os dois lados, no entanto, divergem em detalhes importantes, como as regras básicas para os confrontos presidenciais.


Joe Biden e Donald Trump acertam data de debate entre presidenciáveis Foto: Reprodução/AP Photo/Andrew Harnik e AFP

Mais cedo, Biden havia dito que não participará dos debates presidenciais previstos pela comissão apartidária que os organiza há décadas, que ocorreriam a partir de setembro. A campanha do democrata propôs, em vez disso, que os meios de comunicação organizassem diretamente o encontro entre Trump e Biden, os prováveis candidatos de seus partidos às eleições presidenciais de novembro. 

Trump, numa publicação no seu site Truth Social, disse que estava "pronto e disposto a debater" Biden nos momentos propostos. 

Horas depois, Biden disse que aceitou um convite da CNN para um debate em 27 de junho, acrescentando: "É com você, Donald. Como você disse: em qualquer lugar, a qualquer hora". Trump disse à Fox News Digital que aceitou o convite: "Estarei lá", disse ele ao canal. 

Ainda assim, os dois lados pareciam ter diferenças significativas em questões-chave sobre como organizar os debates, incluindo os parceiros de comunicação social, moderadores, localização e regras - algumas das mesmas questões que motivaram a formação da Comissão de Debates Presidenciais em 1987. 

A proposta de Biden excluiria candidatos independentes, como Robert F. Kennedy Jr. Fonte: Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas