MISTÉRIO
Avião de Amelia Earhart pode ter sido encontrado depois de quase 87 anos; Veja imagens
Pioneira da aviação, defensora do direito das mulheres, Amelia Earheart desapareceu tentando ser a primeira do mundo a dar a volta ao mundo pilotando
Última atualização: 31/01/2024 11:52
A pioneira da aviação norte-americana, defensora do direito das mulheres, Amelia Earhart desapareceu misteriosamente enquanto sobrevoava o Oceano Pacífico. Quase 87 anos depois, um grupo de pesquisadores acredita ter encontrado uma pista chave para desvendar o desaparecimento. A novidade foi anunciada no sábado (27).
A equipe do Deep Sea Vision, empresa de exploração oceânica da Carolina do Sul, EUA, usaram uma ferramenta para mapear o fundo do oceano, medindo a distância do fundo do mar até a superfície a partir de ondas sonares. Os pesquisadores identificaram uma anomalia que parece uma pequena aeronave, mais de 5 mil metros abaixo do Oceano Pacífico, segundo a CNN Travel.
O grupo acredita se tratar do bimotor de 10 passageiros, Lockheed 10-E Electra, que Amelia Earhart pilotava quando sumiu. Ela tentava ser a primeira mulher do mundo a dar a volta ao mundo
A mais de 161 quilômetros da Ilha Howland, em Papua-Nova Guiné, as imagens foram feitas próximas do local que Earhart e Fred Noonan deveriam pousar. Mais de 13 mil quilômetros do chão do oceano foram escaneados usando um Hugin 6000, um veículo submarino autônomo avançado (AUV). A expedição começou em setembro de 2023 e terminou em dezembro.
Veja a foto da anomalia:
Confirmações
"Nós temos a oportunidade de encerrar uma das maiores histórias norte-americana de todos os tempos", disse o CEO da empresa Tony Romeo ao portal CNN. Ele afirmou ter vontade de voltar ao local ainda neste ano para conseguir confirmar que é a anomalia é o avião. Além disso, a equipe quer estudar as possibilidades de trazer o que for encontrado para a superfície.
"Embora seja possível que este seja um avião e talvez até o avião de Amelia, é demasiado prematuro dizer isso de forma definitiva", afirmou o arqueologista Andrey Pietruszka.