Numa jogada para despertar a nostalgia dos antigos jogadores de videogame, a Atari acabou de colocar em pré-lançamento internacional um cartucho de videogame inédito para seu console 2600. O título é Save Mary, que coloca o usuário na missão de salvar uma heroína em uma caverna que está sendo inundada.
Muita gente nem sabe o que eram cartuchos. O Atari 2600 foi um dos primeiros consoles de videogame populares. Foi lançado em 1977 e teve seu apogeu no início dos anos 1980, por volta de 1982. Os jogos vinham em cartuchos, que eram dispositivos com memória sólida comprados separadamente e encaixados no console para acessar o software do jogo.
Jogos do Atari 2600 como Pac Man, River Raid ou Pitfall se tornaram clássicos. Curiosamente, mais de quarenta anos depois, e com padrões infinitamente superiores de gráficos e jogabilidade na indústria de videogames, muitos destes títulos seguem populares, em parte graças à nostalgia da antiga geração. Mas também há jovens que cultuam a moda retrô, entre os quais os chamados hipsters, que são fãs de anacronismos.
Foi assim que a Atari decidiu apostar em trazer de volta jogos e consoles antigos. Não se trata da antiga fabricante de games, mas de uma empresa nova, que comprou o nome e os direitos sobre as marcas e jogos antigos. Esta Atari lançou recentemente um console modernizado baseado no clássico Atari 2600. É o Atari 2600+, que aceita cartuchos.
Além de vender títulos antigos em cartuchos novos para o 2600+, a Atari agora anunciou um lançamento em cartucho, o primeiro neste formato e plataforma em décadas. Save Mary, na verdade, é um jogo que ficou dois anos em desenvolvimento na época de ouro da Atari, mas depois foi abandonado sem ter sido lançado.
Uma curiosidade adicional em relação à nostalgia dos consoles Atari fica por conta da situação única do Brasil. Durante os anos 1980, o país teve uma lei de reserva de mercado para eletrônicos e as importações eram proibidas. Por causa disso, algumas tecnologias que já eram obsoletas nos Estados Unidos, Europa e Japão ainda eram vendidas aqui mais de uma década depois. Nos anos 1990 ainda eram vendidos consoles da geração do Atari 2600 nas lojas brasileiras, fabricados por marcas nacionais. Muitos vão lembrar de ter jogado títulos da plataforma desta época. Para quem ainda tiver algum destes consoles, vai dar para aumentar, quem diria, a coleção de títulos.
LEIA TAMBÉM