O Brasil acompanha a dramática situação de Maceió, em Alagoas, onde o risco de desabamento de uma mina ameaça parte de um bairro, o que provocou alerta local. Um detalhe curioso é que não se trata de um caso raro. Ao longo da história, há várias cidades que tiveram seu destino ligado a minas, muitas vezes de forma negativa.
A expressão “cidade fantasma”, que descreve um aglomerado urbano que foi abandonado, muitas vezes é usada em relação a antigas colônias mineradoras depois descartadas. No Brasil há algumas destas, uma das mais famosas Cococi, no Ceará, que abrigava trabalhadores de uma mina de ouro no século 17. Com o fim da jazida, a cidade, que chegou a ser uma das principais da região, encolheu. Hoje existem apenas ruínas.
Igatu, na Bahia, é outra cidade fantasma. Ela foi fundada no século 18, na época da mineração de diamantes. De povoado próspero, virou local abandonado. Hoje integra a cidade de Andaraí e seu valor é, principalmente, histórico.
Nos Estados Unidos, onde ficaram famosas as corridas do ouro durante o século 18, também há cidades fantasmas célebres. Calico, na Califórnia, é uma das mais famosas, fundada por volta de 1880 para mineração de prata, depois exaurida e abandonada. Hoje integra roteiros turísticos como “ghost town”.
Outro destino turístico norte-americano famoso é Bodie, igualmente na Califórnia. Fez parte da corrida do ouro em 1859. Depois, com o fim das jazidas, foi abandonada. Muitas construções estão preservadas e uma próspera estrutura turística e até cinematográfica explora a localidade.
Há um caso mais recente de cidade fantasma nos EUA, inclusive ainda hoje perigosa. Centralia, que fica no Estado da Pensilvânia, era uma cidade surgida em volta de uma mina de carvão, em 1866. Entretanto, cerca de um século depois, houve um acidente na mina e a jazida se incendiou. Os veios carboníferos estão queimando desde então. Por causa do alto teor de monóxido de carbono na atmosfera local, a população teve que ser evacuada e é proibido circular pelo local.
A história de Centralia inspirou a produção de cinema de 2006 Silent Hill, baseada em um videogame. No jogo original, Silent Hill é uma cidade amaldiçoada. No filme, tratava-se de uma cidade que, assim como Centralia, ficava sobre uma jazida carbonífera em combustão.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags