Nas praias de países da América Central e do Sul, assim como na Flórida, nos Estados Unidos, existe uma espécie de planta tão tóxica que foi registrada como a mais perigosa do mundo pelo Guiness World Records desde 2011. Se trata da árvore da morte.
FIQUE POR DENTRO: Veja 8 dicas de plantas que transmitem boas vibrações
A árvore mais perigosa do mundo
A mancenilheira (Hippomane mancinella) é conhecida como a árvore mais mortal do mundo. Apelidada como árvore da morte, ela é tão perigosa que chega a ser sinalizada por moradores com faixas vermelhas, e até sinais de cruz, a depender do país.
Ela é chamada de mancenilheira da praia por crescer em locais assim. “Seus galhos às vezes repousam sobre a areia e te convidam a descansar sobre sob sua sombra ou se proteger da chuva ou do sol”, descreve a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).
Entretanto, é apenas uma armadilha. A associação explica que a seiva produzida pela árvore, que escorre pelo tronco e folhas, pode causar queimaduras sérias e até corroer a pele de quem ousar tocá-las.
E os perigos não acabam aí. “Seus frutos, muitos parecidos com maçãs, são cheirosos, doces e saborosos”, diz a Amda. Porém, caso alguém os coma, poderá ter diarreia, hemorragias, desidratação e até levar a morte.
Todos esses sintomas são causados, principalmente, por conta de uma substância chamada forbol, presente na família da espécie. Este componente não é apenas tóxico, como é extremamente solúvel na água, tornando até as gotas de chuva que na árvore encostarem em veneno.
A Amda explica ainda que a árvore não pode nem ser queimada, já que a fumaça deixa os olhos de quem entrar em contato irritados e leva até à cegueira temporária ou definitiva. Então, o mais seguro é ficar bem longe desta espécie.
SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Apesar de ser extremamente perigosa para os humanos, a mancenilheira é essencial para o meio ambiente. “Elas desempenham papel importante dentro do ecossistema. Como são altas e densas, protegem as praias da América Central contra a erosão e vento”, afirma a Amda.
Uma boa notícia é que a mancenilheira não ocorre no Brasil, então não há perigo de esbarrar em uma enquanto estiver no País. E agora todos estão avisados: é preciso cuidar na sombra de qual árvore descansar ao visitar lugares como o Caribe, Bahamas e nos EUA.
LEIA TAMBÉM