abc+

ARACNÍDEOS

Aranha encontrada no Brasil é uma das mais venenosas do mundo; conheça as mais perigosas e saiba de onde são

Apesar disso, das mais de 52 mil espécies de aranha no mundo, a grande maioria é inofensiva

ico_abcmais_azul
Publicado em: 27/12/2024 às 14h:23 Última atualização: 27/12/2024 às 14h:56
Publicidade

Existem mais de 52 mil espécies de aranha no mundo, segundo o Catálogo Mundial de Aranhas (WSC) e, desde 2022, cerca de 2 mil novos gêneros foram adicionados. Enquanto a maioria delas são inofensivas, algumas podem ser extremamente perigosas – e pelo menos três delas vivem no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Moradores ficam encurralados em confronto que teve até fogos de artifício para atacar a BM

Phoneutria, a aranha-armadeira, é reconhecida como uma das mais venenosas do mundo | abc+



Phoneutria, a aranha-armadeira, é reconhecida como uma das mais venenosas do mundo

Foto: Butantan/Reprodução

Conforme a Encilopédia Britânnica, menos de 1% de 43 mil espécies de aranhas no mundo já foram responsáveis por mortes humanas.

As aranhas mais perigosas do Brasil:

No Brasil, existem três espécies de aranhas de maior importância para a saúde pública, ou seja, as consideradas mais perigosas para a população. Conforme o Ministério da Saúde, elas são:

Loxosceles: aranha-marrom ou aranha-violino

As loxosceles são conhecidas como aranha-marrom ou aranha-violino. Elas não são uma espécia agressiva e geralmente picam quando são apertadas contra o corpo. Possuem, em média, um centímetro de corpo e até três de comprimento total e têm hábitos noturnos. Além disso, produzem teias mais irregulares, com aparência de “algodão esfiapado”.

A Saúde explica que essas aranhas costumam se esconder em telhas, tijolos, madeiras, atrás ou embaixo de móveis, quadros, rodapés, caixas ou objetos armazenados em depósitos, garagens, porões, e outros ambientes com pouca iluminação e movimentação.

ENTENDA: Com experiência sensorial, bebida milenar é tema de novo museu em Gramado

Phoneutria: aranha-armadeira ou macaca

Popularmente conhecidas como aranha-armadeira ou macaca, ao contrário das marrons, essa espécia é bastante agressiva, assumindo posição de defesa saltando até 40 centímetros de distância. O corpo delas pode atingir 4 centímetros, com 15 centímetros de envergadura.

São aranhas caçadoras, com atividade noturna. Abrigam-se sob troncos, palmeiras, bromélias e entre folhas de bananeira. Podem se alojar também em sapatos, atrás de móveis, cortinas, sob vasos, entulhos, materiais de construção, etc.

NÃO DEIXE DE VER: CANELA: Capital Nacional dos Parques Temáticos completa 80 anos; relembre fatos históricos

Latrodectus: aranhas viúva-negra

Como a heroína da Marvel, as aranhas viúva-negra são famosas. Apesar disso, não são agressivas. Enquanto as fêmeas podem chegar a 2 centímetros, os machos são menores, de 2 a 3 milímetros.

São ativas durante a noite e vivem em grupos. As teias desse aracnídio são irregulares em arbustos, gramíneas, cascas de coco, canaletas de chuva ou sob pedras. São encontradas próximas ou dentro das casas, em ambientes sombreados, como frestas, sob cadeiras e mesas em jardins.

Confira algumas das aranhas mais perigosas do mundo:

Aranha-corredora-noturna (Cheiracanthium inclusum)

Da família Clubionidae, a aranha-corredora-noturna mede, em média, entre 3 e 15 milímetros. Elas geralmente vivem fora de casa, embaixo de pedras, nas folhas ou grama. São comuns nos Estados Unidos, México e América do Sul e são venenosas e tendem a ser agressivas.

CONFIRA: Conheça a história do bombeiro que trabalhou nas tragédias aéreas de 1995 e 2024 em Gramado

Latrodectus: Viúva-marrom (geometricus), Víuva-vemelha (bishopi), viúva-negra (mactans) e viúva-negra da Austrália (hasselti)

Estas quatro aranhas Latrodectus estão na lista das mais perigosas do mundo. Todas são tipos de viúvas-negras e a Latrodectus mactans é a terceira mais perigosa do Brasil, com a mordida podendo ser fatal para crianças e idosos. Além da América Latina, ela também vive no Canadá e Estados Unidos.

A viúva-marrom é originária da África, mas pode ser encontrada em áreas da África do Sul, EUA, Austrália, Japão, República Dominicana e Chipre.

Já a viúva-negra da Austrália, apesar do nome, também pode ser encontrada no Japão e EUA. Já a viúva-vermelha é geralmente encontrada nos Estados Unidos, principalmente na Flórida.

FIQUE DE OLHO: RG para pets: cadastro para cães e gatos começa em janeiro; veja como fazer

1. Aranha-teia-de-funil (Atracidae) e armadeira (Phoneutria)

Sim, duas aranhas dividem o posto das mais venenosas do mundo para o Guiness Wolrd Records: a aranha-teia-de-funil e a armadeira, também conhecida como aranha-macaco ou aranha-de-bananeira no Brasil. A revista de recordes as colocou juntas no pódio já que depende de como isso será classificado: toxicidade, número de envenenamentos ou espécies que já foram mordidas.

As armadeiras são encontradas na América Central e do Sul, incluindo no Brasil, e possuem o veneno mais tóxico do mundo. Além disso, elas são responsáveis pelo maior número e mais severos envenamentos por ano do qualquer outro tipo de aranha. “Em ensaios padrão com ratos, os venenos da Phoneutria foram os mais potentes até à data para qualquer aranha”, explica o Guiness

Enquanto as Atracidae são da América do Norte, mais comuns na Austrália também são extremamente tóxicas, é uma espécie que morde menos pessoas, e os machos (Atrax robustus) costumam ser os mais perigosos. Em estudos feitos com macacos, “apenas 30 microgramas por kilograma foi o suficiente para ser fatal”, escreveu o Guiness.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

O que fazer ao encontrar uma aranha

Como visto acima, mesmo nas mais perigosas, a maioria das aranhas tende a picar alguém se sentir ameaçada. Então, o aracnologista Antonio Brescovit, do Instituto Butantan, exlica que, caso encontre uma aranha, o ideal é não tocá-la e colocá-la para fora da casa com uma vassoura ou outro objeto.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade