Após 72 anos, Pequim, capital chinesa, quebrou o recorde de maior número de horas abaixo de 0ºC em dezembro, neste domingo (24). As temperaturas foram tão baixas pois o país foi alvo de uma onda de frio que levou nevascas para os chineses.
Mais de 300 horas de temperaturas abaixo de zero foram registradas na capital por um observatório da China, desde 11 de dezembro até a noite de véspera de Natal. Não havia registro de tanto tempo assim desde 1951, quando começaram. No norte e nordeste do país, desde a semana passada as mínimas atingiram até -40ºC. Além disso, Pequim passou nove dias consecutivos com as mínimas abaixo de -10ºC neste mês.
A situação em algumas cidades da China é preocupante, com uma crise de fornecimento de aquecimento acontecendo. O motivo é que algumas caldeiras, responsáveis pela energia térmica, quebraram.
Um vídeo postado nas redes sociais mostra a Montanha Wudang, Patrimônio Mundial da Unesco, na província de Hubei, após uma nevasca.
Confira:
Português/English
Aprecie esta vista incrível da #MontanhaWudang, um Patrimônio Mundial da UNESCO em Shiyan, província de Hubei, após uma forte nevasca. A Montanha Wudang também é a região central renomada do Tai Chi e do Taoismo. #ChinaEsplêndida #ChinaBonita… pic.twitter.com/kZXIIQADzi— Consulado-Geral da China em São Paulo (@CGChinaSP) December 18, 2023
LEIA TAMBÉM
*Com informações de Reuters
- Categorias
- Tags