SEM APARELHOS ELETRÔNICOS?
"Apocalipse da internet"? Entenda o fenômeno e como ele pode acabar com sinal no mundo em 2024
Outras tecnologias também podem parar de funcionar, como o GPS até a rede elétrica no geral
Última atualização: 15/12/2023 15:40
- ATUALIZAÇÃO:
"Apocalipse da internet" também pode afetar eletrônicos; o que fazer para protegê-los
"Apocalipse da internet": Supertempestade solar pode afetar a saúde? Cientista fala em milhares de mortes - "Apocalipse da internet" também pode afetar eletrônicos; o que fazer para protegê-los
- Sapos fêmeas fingem que estão mortas para evitar acasalamento? Entenda o que diz estudo
- Rádios transmissores;
- GPS;
- Satélites de operação e comunicação;
- Rede elétrica.
Um "apocalipse da internet" pode estar próximo. É o que disse Peter A. Becker, cientista e professor da Universidade George Mason, dos Estados Unidos. Ele está estudando, junto a outros pesquisadores do instituto e ao Laboratório de Pesquisa Naval (NRL), como o aumento na atividade solar pode impactar os sistemas da Terra.
Afinal, que fenômeno é esse?
O universo está cheio de campos magnéticos e a Terra está envolta neles. Segundo o astrofísico Paul M. Sutter, quando um amontoado de partículas carregadas é acelerado, resulta em uma corrente elétrica, que forma um campo magnético. O sol é uma "bola gigante de plasma" e naturalmente também tem um, que é duas vezes mais forte do que o da Terra.
Apesar de estarem em todos os lugares, estes campos magnéticos são fracos. Entretanto, sob algumas condições, eles podem se juntar e torcer, transformando em uma espécie de corda e conseguindo adentrar o plasma do sol. Dentro do astro rei, eles se tornam fortes e param de responder aos movimentos do plasma, direcionando suas próprias ondas.
É então que acontecem as supertempestades solares. Se o nó de campos magnéticos forem "fundo o suficiente" na maior parte do sol, de acordo com o astrofísico, podem fazer com que o astro ejete massa coronal (EMC).
Segundo Barker, essas erupções solares podem provocar alterações no nosso campo magnético.
Como essas supertempestades solares podem afetar a internet?
Estas "explosões de alta-energia do sol podem ter um forte impacto negativo" na comunicação através da internet. Além disso, podem também afetar os sistemas de navegação e de energia da Terra. de acordo com o cientista de George Mason.
As consequências podem ser devastadoras para até 149 668 992 quilômetros depois do nosso planeta. Elas podem ser explosões de radiação, elétrons em alta velocidade, prótons e outras partículas de energia podem ser jogadas no universo e acabar atrapalhando a tecnologia. Muitas delas podem chegar até a Terra em menos de um dia.
Quais tecnologias podem ter interferência deste fenômeno?
Quando uma supertempestade solar pode ocorrer?
Segundo o cientista, o previsto é que estas erupções aconteçam cada uma frequência cada vez menor e mais severa nos próximos dez anos. "A internet simplesmente não foi feita para lidar com este nível de interferência na comunicação e, consequentemente, é considerada uma estrutura 'simplória'", disse Becker.
Ele afirmou ainda que o período de 2024 até 2028 será o momento onde a internet do mundo inteiro pode ser derrubada por períodos de até dez meses, caso aconteça uma supertempestade solar extrema. Isto criaria um cenário de "desastre moderno sem precedentes", engatilhando uma possível recessão mundial.