ZONA VERMELHA

"Amigos perderam casas": Gaúcho que mora na Califórnia fala sobre incêndio devastador; veja fotos

Ex-morador de Sapiranga reside em local classificado pelas autoridades norte-americanas como "Red Zone"; seis mortes já foram confirmadas

Publicado em: 09/01/2025 21:48
Última atualização: 09/01/2025 21:49

A Califórnia, nos Estado Unidos, enfrenta incêndio devastador que já é considerado o pior da sua história. As chamas se alastraram por florestas e já atingem o meio urbano. Mais de 150 mil pessoas receberam ordem para deixar suas casas e outras milhares estão sob alerta.

Fumaça cobre o céu em Los Angeles, na CalifórniaArquivo pessoal
Fumaça cobre o céu em Los Angeles, na CalifórniaArquivo pessoal
Fumaça cobre o céu em Los Angeles, na CalifórniaArquivo pessoal
Fumaça cobre o céu em Los Angeles, na CalifórniaArquivo pessoal
Fumaça cobre o céu em Los Angeles, na CalifórniaArquivo pessoal

Na quarta-feira (8), a hamburguense Claire Kalinoski, de 41 anos, que reside há três anos no estado relatou a situação em Marina del Rey. Ela foi orientada por autoridades locais a fazer mala de emergência. A consultora de moda usou suas redes sociais para relatar a situação.

A situação nesta quinta-feira (9) ainda é preocupante. O tempo seco e as rajadas de vento contribuem para que as chamas se espalhem. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS na sigla em inglês) afirma que os ventos continuam ao menos até sexta-feira (10), com picos de até 112 km/h.

O ex-morador de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, Bernardo Bonetto, de 39 anos, mora há quase 7 anos na Califórnia, em um bairro de Los Angeles chamado Pico & Robertson, que fica há três quadras da conhecida Beverly Hills.

Embora não esteja tão perto do foco do incêndio, a localidade onde reside está na chamada “zona vermelha” (Red Zone, em inglês). Esse ponto fica a 5 quilômetros de incêndio de Hollywood Hills e a 12 quilômetros de Pacific Palisades, bairros de Los Angeles que foram duramente atingidos. As cidades de Malibu, Altadena e Pasadena também são afetadas pelo incêndio descontrolado.

Embora esteja longe dos focos de incêndio, casa de Bernardo está na zona vermelha das autoridades estadunidenseArquivo pessoal
Bernardo Bonetto mora há quase 7 anos na Califórnia, Estados UnidosArquivo pessoal

“Estou um pouco ansioso, não dormindo muito bem, tive amigos que perderam toda a casa”, conta o empreendedor gaúcho. De acordo com ele, as autoridades locais até o momento mandaram mensagem avisando que ele está na área de “bandeira vermelha” e também alertando que a água pode vir com má qualidade. A orientação é para que seja fervida antes de consumir.

Bonetto conta que seus familiares que moram em Sapiranga, Dois Irmãos e em Tramandaí estão preocupados, mas que mantêm contato com todos. “Por enquanto estou seguro e numa zona de não evacuação, somente a qualidade do ar que está péssima, tem que ficar com o filtro dentro do meu quarto ligado no máximo”, relata.

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu alerta de desastre de grandes proporções. Há confirmação de que seis pessoas já morreram em decorrência dos incêndios. No entanto, as autoridades afirmam que o número de óbitos pode ser maior.

*Com informações de CNN Brasil e G1.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas