Faltando poucas horas para a abertura dos Jogos Olímpicos 2024, a SNCF, empresa de transporte ferroviário francesa, foi vítima de um ataque visando paralisar o sistema de trens de alta velocidade em Paris. Conforme o jornal L’Équipe, cabos foram desligados nas estações de Arras, Pagny-syr-Moselle e Courtalain. Algumas linhas foram paralisadas temporariamente, afetando cerca de 800 mil passageiros.
LEIA MAIS: Abertura das Olimpíadas? Saiba onde assistir à cerimônia desta sexta-feira em Paris
Equipes da SNCF foram ao local do ataque para realizar o diagnóstico e iniciar os reparos. Os trabalhos devem durar todo o final de semana, com as linhas sendo normalizadas apenas na segunda-feira (29). “Estamos desviando alguns trens em linhas tradicionais”, diz trecho da nota enviada ao L’Équipe.
VEJA MAIS: Guia das Olimpíadas: Confira a programação do Brasil nos jogos de Paris 2024
No entanto, apesar dos problemas, o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, garantiu que a cerimônia de abertura dos Jogos vai ocorrer conforme o planejado. “A cerimônia de abertura terá lugar esta noite [14h30 no horário de Brasília]. Milhões de espectadores, franceses e de todo o mundo, estarão presentes durante os Jogos.”
Ao L’Équipe, Attal criticou o ataque. “Alguns não suportam momentos de unidade nacional, momentos em que o país se une.” O primeiro-ministro também reiterou que as investigações estão apenas começando. “Toda a vigilância está no máximo para evitar que novos atos ocorram”, completou.
Tôt ce matin, des actes de sabotage ont été, de façon préparée et coordonnée, menés sur des installations de la SNCF.
Les conséquences sur le réseau ferroviaire sont massives et graves.
Je dis toute ma reconnaissance à nos pompiers qui sont intervenus sur les sites touchés et…
— Gabriel Attal (@GabrielAttal) July 26, 2024
LEIA TAMBÉM