abc+

CIDADE OLÍMPICA

"Alguns não suportam momentos de unidade nacional", diz primeiro-ministro francês sobre vandalismo em trens de Paris

Cabos são desligados e sistema de trens são parcialmente paralisados poucas horas antes da abertura das Olimpíadas

Juliano Piasentin
Publicado em: 26/07/2024 às 11h:17 Última atualização: 03/08/2024 às 22h:46
Publicidade

Faltando poucas horas para a abertura dos Jogos Olímpicos 2024, a SNCF, empresa de transporte ferroviário francesa, foi vítima de um ataque visando paralisar o sistema de trens de alta velocidade em Paris. Conforme o jornal L’Équipe, cabos foram desligados nas estações de Arras, Pagny-syr-Moselle e Courtalain. Algumas linhas foram paralisadas temporariamente, afetando cerca de 800 mil passageiros.

LEIA MAIS: Abertura das Olimpíadas? Saiba onde assistir à cerimônia desta sexta-feira em Paris

Equipes da SNCF foram ao local do ataque para realizar o diagnóstico e iniciar os reparos. Os trabalhos devem durar todo o final de semana, com as linhas sendo normalizadas apenas na segunda-feira (29). “Estamos desviando alguns trens em linhas tradicionais”, diz trecho da nota enviada ao L’Équipe.

VEJA MAIS: Guia das Olimpíadas: Confira a programação do Brasil nos jogos de Paris 2024

No entanto, apesar dos problemas, o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, garantiu que a cerimônia de abertura dos Jogos vai ocorrer conforme o planejado. “A cerimônia de abertura terá lugar esta noite [14h30 no horário de Brasília]. Milhões de espectadores, franceses e de todo o mundo, estarão presentes durante os Jogos.”

Ao L’Équipe, Attal criticou o ataque. “Alguns não suportam momentos de unidade nacional, momentos em que o país se une.” O primeiro-ministro também reiterou que as investigações estão apenas começando. “Toda a vigilância está no máximo para evitar que novos atos ocorram”, completou.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade