“Nós devemos nos preparar para a guerra até 2029”, disse o ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, no parlamento germânico, nesta quarta-feira (6). “Nós temos que agir como um impeditivo para prevenir que o pior aconteça”, concluiu.
O pior que o ministro se refere é o possível cenário em que a Rússia não pare de aumentar as suas ofensivas contra a Ucrânia, passando também a atacar outros países europeus. “Nós não devemos acreditar que Putin irá parar nas fronteiras da Ucrânia quando chegar tão longe”, afirmou, conforme de acordo com o portal de notícias europeus Pravda e Politico.
A escalada de tensão na guerra entre os dois países, especificamente os ataques do presidente russo Vladimir Putin contra a Ucrânia, é uma preocupação não apenas para a Alemanha, mas para todos os países europeus.
Polônia também deve se preparar
Em janeiro, o presidente da Polônia Andrzej Duda falou que a Rússia pode atacar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ainda entre 2026 e 2027, em uma entrevista ao jornal CNBC.
“Os sinais de alarme estão soando e nós temos dois ou três anos para aumentar nossos esforços, estocar munição e produzir armas para maximizar a segurança da Europa, nos prepararmos e ter certeza que a invasão não aconteça”, disse.
LEIA TAMBÉM