HOMICÍDIO CULPOSO
Alec Baldwin é oficialmente acusado pela morte de diretora no set de filmagem
Ator e responsável por armas no set de filmagem de "Rust" foram indiciados pela morte da diretora Halyna Hutchins, em 2021
Última atualização: 22/01/2024 14:52
O ator norte-americano Alec Baldwin foi oficialmente acusado de homicídio culposo (quando não há intensão de matar) nesta terça-feira (31). Ele e Hannah Gutierrez-Reed, a responsável por armas no set de filmagem de "Rust", foram indiciados pela morte da diretora Halyna Hutchins.O caso aconteceu em outubro de 2021, quando uma arma que Baldwin estava usando durante um ensaio disparou uma bala real. Com o tiro, Hutchins morreu e o diretor Joel Souza foi ferido. O filme ed faroeste era gravado no Bonanza Creek Ranch, arredores de Santa Fé, no estado de Novo México.
De acordo com o portal de notícias G1, a promotoria do estado onde o fato aconteceu já havia anunciado a decisão mo último dia 19. "Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de 'Rust'", disse na ocasião Mary Carmack-Altwies, a primeira promotora judicial do Novo México.
A promotora ainda destacou que o ator tinha o dever de garantir que a arma e as balas fossem verificadas e que ele não deveria ter a apontado para ninguém. Baldwin, contudo, negou a responsabilidade pela morte de Hutchins e afirmou que havia sido informado de que o objeto estava "frio" - termo que, na indústria, significa que é seguro de usar.
Conforme o G1, quando a promotoria de Novo México anunciou que acusaria formalmente o artista, seus advogados descreveram a decisão como um "terrível erro judiciário". "O Sr. Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma 'bala viva' na arma - ou em qualquer lugar no set de filmagem. Ele confiou nos profissionais com quem trabalhou, que lhe garantiram que a arma não tinha balas vivas."