O ator norte-americano Alec Baldwin foi oficialmente acusado de homicídio culposo (quando não há intensão de matar) nesta terça-feira (31). Ele e Hannah Gutierrez-Reed, a responsável por armas no set de filmagem de “Rust”, foram indiciados pela morte da diretora Halyna Hutchins.
O caso aconteceu em outubro de 2021, quando uma arma que Baldwin estava usando durante um ensaio disparou uma bala real. Com o tiro, Hutchins morreu e o diretor Joel Souza foi ferido. O filme ed faroeste era gravado no Bonanza Creek Ranch, arredores de Santa Fé, no estado de Novo México.
De acordo com o portal de notícias G1, a promotoria do estado onde o fato aconteceu já havia anunciado a decisão mo último dia 19. “Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de ‘Rust'”, disse na ocasião Mary Carmack-Altwies, a primeira promotora judicial do Novo México.
A promotora ainda destacou que o ator tinha o dever de garantir que a arma e as balas fossem verificadas e que ele não deveria ter a apontado para ninguém. Baldwin, contudo, negou a responsabilidade pela morte de Hutchins e afirmou que havia sido informado de que o objeto estava “frio” – termo que, na indústria, significa que é seguro de usar.
Conforme o G1, quando a promotoria de Novo México anunciou que acusaria formalmente o artista, seus advogados descreveram a decisão como um “terrível erro judiciário”. “O Sr. Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma ‘bala viva’ na arma – ou em qualquer lugar no set de filmagem. Ele confiou nos profissionais com quem trabalhou, que lhe garantiram que a arma não tinha balas vivas.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags