Em decoração e arquitetura, há modas curiosas que vão e vêm. Um destes casos é o chamado tijolo à vista ou tijolo decorativo. Ele costuma se alastrar durante alguns períodos, nos quais vira febre. Depois, passa um tempo em baixa e volta transformado.
Houve uma febre de construções com tijolo à vista nos anos 1980 e 1990, principalmente no RS e SC. Nesta fase, eram construídas casas ou até sobrados e prédios com os tijolos aparentes. Trata-se de tijolos especiais que já são decorativos. Uma parede feita com eles dispensa reboco.
A desvantagem é que se trata de um tijolo mais caro. A colocação também deve ser mais cuidadosa, já que o assentamento precisa ser finalizado.
Esse alto preço eventualmente esfriou a moda. Mas ela voltou graças a outro tipo de produto cerâmico. Hoje se popularizaram bastante os acabamentos cerâmicos que também dispensam reboco, muitas bezes com bloquetos que lembram o perfil do tijolo à vista. São os chamados tijolinhos. Mas há até placas cerâmicas com motivo de tijolos.
Outro recurso decorativo popular é tirar o reboco de uma parede e envernizar os tijolos. É muito popular em bares.
LEIA TAMBÉM