MOTORES

Renault Kardian é eleito o Carro do Ano 2025; veja quanto custa a versão de entrada

Os demais finalistas eram BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta e Peugeot 2008

Publicado em: 28/11/2024 21:16
Última atualização: 28/11/2024 21:36

Lançado no primeiro semestre deste ano, o Renault Kardian foi eleito o Carro do Ano 2025 pela revista especializada Autoesporte, da Globo. Os demais finalistas eram BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta e Peugeot 2008.


Kardian é eleito o Carro do Ano 2025 pela revista Autoesporte Foto: Divulgação/Renault

Essa é a 58ª edição do prêmio Carro do Ano. Os finalistas foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados por um comitê gestor. Toda a seleção é auditada pela EY.

A Renault também levou o prêmio da categoria de Motor do Ano Combustão pelo propulsor TCe 1.0 turboflex de três cilindros e injeção direta de combustível, que equipa justamente o Kardian.

O conjunto desenvolvido e produzido pela Horse é capaz de desenvolver 125 cv de potência e chegar até 172 km/h. Há versões com câmbio manual de seis velocidades e automático de dupla embreagem banhado a óleo de sete velocidades.

O SUV compacto da Renault parte de R$ 106 mil, segundo o site da montadora. Além da nova plataforma, inédita no Brasil, o Kardian tem se destacado pela boa dirigibilidade, torque do motor e tecnologia embarcada. A versão topo de linha conta com 13 sistemas de assistência ao motorista.

O modelo é produzido em São José dos Pinhais, no Paraná. Além do mercado doméstico, a fábrica produz Kardin para outros nove países da América Latina: Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Colômbia, Peru, Equador, Guatemala e Costa Rica.

Depois do Brasil, o principal mercado do Kardian é a Argentina. Segundo a Renault, até o fim deste ano serão exportadas pouco mais de 12 mil unidades do SUV compacto. O crescimento das exportações da Renault ficará na casa dos 70% em relação ao ano anterior.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas