O ano de 2023 está sendo marcado por reviravoltas no mercado de veículos. Porém, uma coisa é certa: a Fiat Strada deve encerrar dezembro como o carro mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, segundo dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.
Afinal, com as 11.518 unidades emplacadas em novembro, a picape compacta soma 110.028 vendas no acumulado de 2023.
Ou seja, está 16.782 unidades à frente do Polo, o segundo colocado, que teve 93.246 unidades emplacadas de janeiro a novembro. Assim, o Volkswagen deverá protagonizar a disputa mais acirrada no último mês do ano com o também hatch Chevrolet Onix, com 91.204 vendas no mesmo período.
Considerando apenas o mês de novembro, o Polo manteve a segunda posição, com 10.197 emplacamentos. Porém, em terceiro lugar está outro hatch, o Hyundai HB20, com 10.057 vendas. No mês passado, o Onix ficou em quarto, com 9.802 emplacamentos.
No caso dos SUVs compactos, o primeiro lugar do ranking deve ficar com o T-Cross. De janeiro a novembro, o VW soma cerca de 64,6 mil emplacamentos. Ou seja, tem quase 4,8 mil unidades de vantagem sobre o Chevrolet Tracker, que, até o momento, tem quase 60 mil emplacamentos e ocupa a segunda posição no acumulado do ano.
Assim, a briga pelo topo do ranking deve ficar concentrada na disputa pela vice-liderança. Afinal, o Creta obteve um importante avanço nos últimos meses, graças à forte campanha de vendas implementada pela Hyundai. De janeiro a dezembro, seu número de vendas passa de 57 mil unidades.
Líderes entre sedãs e picapes
Outros modelos estão, digamos, garantidos como os mais vendidos em seus respectivos segmentos. É o caso dos sedãs compactos. Com mais de 68,5 mil emplacamentos até novembro, o Chevrolet Onix Plus é, virtualmente, o campeão de 2023. Afinal, o segundo colocado, Fiat Cronos, soma pouco mais de 44,4 mil vendas no mesmo período.
O Toyota Corolla também vai encerrar 2023 como o sedã médio mais vendido. Com quase 39 mil unidades, seus emplacamentos são cerca de dez vezes maiores que os do Sentra, o segundo colocado. De janeiro a novembro, o modelo da Nissan tem cerca de 3,8 mil vendas no mercado brasileiro.
Das picapes médias, a campeã de vendas em 2023 será a Toyota Hilux, que, de janeiro a novembro, soma mais de 41,8 mil emplacamentos. Portanto, está 19 mil unidades à frente da Chevrolet S10 (22.835 vendas no ano). Em terceiro lugar está a Ford Ranger, que acaba de ganhar nova geração no País e teve 17 902 vendas no acumulado deste ano.
Vale lembrar que há uma outra disputa, também definida, entre as chamadas picapes intermediárias. Ou seja, com porte maior que o das compactas e menor que o das médias.
Nesse sub-segmento, a liderança é da Fiat Toro, com 46,6 mil vendas de janeiro a novembro. A Chevrolet Montana soma pouco mais de 27,5 mil unidades no mesmo período e a Renault Oroch, 11,4 mil. Por fim, entre os eletrificados o BYD Dolphin continua a surpreender. Lançado no País no fim de junho, o hatch elétrico feito na China tem preço sugerido de R$ 149.800,00 e mais de 4,5 mil vendas no acumulado do ano. Trata-se de um feito e tanto.
LEIA TAMBÉM