abc+

PLACA PRETA

Lembra deles? Confira 10 carros que completam 30 anos em 2024

Alguns se tornaram clássicos, outros não fizeram sucesso no mercado, mas todos podem se tornar automóveis de colecionadores

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 30/01/2024 às 10h:08 Última atualização: 30/01/2024 às 10h:08
Publicidade

Você já deve ter visto algum carro com a placa preta circulando pela rua. Esse adereço é exclusivo para veículos de colecionadores que possuem 30 anos, ou mais. Alguns são modelos conhecidos, como o Volkswagen Gol, VW Pointer, Fiat Uno e até o Chevrolet Corsa. O que eles têm em comum? Foram fabricados em 1994.

Corsa 1994 | abc+



Corsa 1994

Foto: Divulgação/ Chevrolet

Presidente a Associação Brasileira de Colecionadores de Veículos Antigos, Diogo Boss, explica que conquistar a placa preta é mais fácil do que se imagina. “Sempre que um modelo faz 30 anos, fica a impressão de que é muito novo para rodar com a Placa Preta, mas essa renovação é muito bem-vinda, pois novos colecionáveis criam a oportunidade para mais apaixonados terem seu veículo antigo.”

1994, o ano do turbo

Entre os automóveis mais destacados daquele ano, que podem receber a placa preta, está o Fiat Uno Turbo. Foi o primeiro veículo produzido no Brasil a vir equipado com motor turbinado de fábrica. Acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundo, atingindo 195 km/h, se tornando o carro mais rápido do Brasil. No entanto, a Fiat queria mais velocidade. No mesmo ano foi lançado o Tempra Turbo, com motor 2.0, podia chegar aos impressionantes 220 km/h.

Clássicos entravam em cena

Há 30 anos o público também conhecia alguns automóveis que se tornariam clássicos para além da placa preta. O Chevrolet Corsa, que mais adiante recebeu companhia do Sedan e se tornou o Corsa Hatch. Além do VW Gol “bolinha”, quando a marca alemã deixou o quadradão Gol 1000 para trás e remodelou o queridinho dos brasileiros.

E teve carro que virou um clássico, mas ao contrário, o VW Pointer até hoje é lembrado como um modelo que prometeu muito e entregou pouco. Foram 37 mil unidades vendidas e apenas dois anos de vida útil, mas atualmente pode, sim, ser considerado um veículo de época.

Os trintões de 2024: 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade