Com o novo ano chegando, preparamos uma lista com dez modelos de veículos que serão lançados no Brasil em 2024 e prometem fazer sucesso. Um deles é elétrico e custará em torno de R$ 100 mil. É um dos lançamentos mais aguardados do ano pelo mercado. Outro é a reestilização de um modelo muito vendido para dar conta da rotina familiar ou de trabalho. Confira a lista:
1. Dolphin Mini
Chamado de Seagull na China, o modelo elétrico mais barato da BYD vai se chamar Dolphin Mini no Brasil. Dessa forma, vai se juntar a Dolphin e Dolphin Plus, já disponíveis no País, como uma versão de entrada. O modelo será importado da China, mas pode vir a ser fabricado em Camaçari, na Bahia. O preço inicial deve ficar na faixa dos R$ 100 mil.
2. C3 Aircross 7 lugares
A versão de cinco lugares acaba de ser lançada e a expectativa fica por conta da opção de sete assentos do C3 Aircross no primeiro trimestre de 2024. Sua proposta de ser o SUV com motor turbo e câmbio automático mais acessível do País deve ser mantido na versão que leva mais passageiros. Afinal, ao menos na versão de entrada, deverá custar menos que a Chevrolet Spin, atualmente o carro de sete lugares mais barato no mercado brasileiro.
3. Spin
Versão reestilizada da “capivara” da Chevrolet é esperada para o primeiro semestre do ano e deve ganhar visual muito parecido com o da Montana. Terá, portanto, grade em formato de colmeia dividida por barra e luzes de LEDs contornando o capô. Na parte de baixo ficam os faróis principais. Sob o capô estará o velho motor 1.8 de 111 cv e 17,7 mkgf de torque. A oferta de carros com cinco ou sete lugares também será mantida.
4. S10
A Chevrolet S10 passará por uma forte reestilização em 2024 para manter competitividade no mercado de picapes. Com traços semelhantes aos da Colorado, sua irmã norte-americana, a caminhonete terá faróis mais afilados e posicionados mais acima. Além disso, a grade frontal receberá novo desenho. Por dentro, novos acabamentos e tecnologias devem fazer parte do pacote. O motor não muda.
5. Titano
Com estreia prevista para o início de 2024, a Titano será a primeira picape média da Fiat para brigar com Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo. Por ora, a montadora não revelou detalhes técnicos ou informações sobre preços e versões, mas a aposta é de que a caminhonete receba o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf usado pelas vans da Stellantis, além de câmbio automático de seis marchas.
6. Yaris
Além do SUV Yaris Cross, a Toyota confirma o lançamento, em 2024, da nova geração do Yaris no Brasil. O compacto deve seguir o design apresentado para o Vios, sua versão asiática, com inspirações nos irmãos mais velhos Corolla e Camry. O modelo vai brigar com Volkswagen Virtus e Honda City na carroceria sedã. O motor 1.5 de até 110 cv deverá ser mantido.
7. T-Cross
Lançado em 2019, a T-Cross vai receber sua primeira reestilização. De novidade estética, um dos destaques é a dianteira, com novos para-choque e grade, que trará um filete de LED iluminado, além do fim dos faróis de neblina. O SUV compacto de cara nova é um dos carros mais aguardados. Mesmo em testes há algum tempo, a Volkswagen deve manter as versões 1.0 e 1.4 TSI, sem uma versão eletrificada, no entanto.
8. Kardian
Um dos carros mais aguardados para 2024 é o Kardian. Trata-se de um dos lançamentos mais importantes da Renault para os próximos anos. O SUV traz novo formato de grade que ostenta o logotipo da marca. Sua plataforma permite o uso de motorizações eletrificadas. Mas por ora receberá o motor 1.0 turbo feito no País.
9. 208
Sucesso de vendas da Peugeot, o hatch 208 vai adotar um visual focado na esportividade e será mais tecnológico. Na dianteira, a nova grade acompanha luzes com um novo contorno de LED. O modelo tem luzes de condução diurna redesenhadas e mais retilíneas. No Brasil, a oferta de motores e versões devem ser mantidas como as de atualmente. O carro pode ainda ter o futuro conjunto híbrido flex da Stellantis.
10. Compass
Uma novidade será comum aos dos SUVs da Jeep: Compass e Commander vão receber o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina que estreou na Ram Rampage. Os modelos terão ainda algumas alterações pontuais no visual. O detalhe que indica a utilização do novo propulsor é a dupla saída de escape, presente no lado esquerdo do veículo, conforme flagras dos veículos.
Extra: Mustang
A sétima geração do icônico Mustang foi apresentada em 2022, mas apenas agora em 2024 chegará ao Brasil. O design muda pouco, com cara agressiva, traseira curta e longo capô dianteiro. Mas agora os faróis estão mais finos e recebem LEDs. As versões de entrada mantêm o motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros e 310 cv. Já a versão de topo Dark Horse traz o motor 5.0 Coyote V8 de 500 cv.
LEIA TAMBÉM