abc+

MERCADO

CARRO ELÉTRICO OU A COMBUSTÃO: Que tipo de usado está desvalorizando mais ao longo deste ano?

Levantamento inédito mostra que preço dos carros novos também está em queda no mercado nacional

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 25/11/2024 às 11h:06 Última atualização: 25/11/2024 às 11h:07
Publicidade

Os carros usados estão em ritmo de desvalorização no Brasil nesta reta final do ano. É o que revela levantamento inédito do Webmotors, um dos principais portais de negócios do setor no País. Uma redução menor é percebida também no preço dos carros novos.

Carro a combustão desvaloriza bem menos que elétrico ou híbrido em 2024 | abc+



Carro a combustão desvaloriza bem menos que elétrico ou híbrido em 2024

Foto: Arquivo GES

O chamado Índice Webmotors, que acompanha as variações percentuais nos preços dos automóveis listados no marketplace, mostra que entre janeiro e outubro deste ano o valor dos usados teve queda média de 3,34%. No caso dos carros novos, a desvalorização é de 0,31% no período.

Na análise mensal, o indicador mostra uma diminuição de 0,43% no valor médio dos veículos usados anunciados no marketplace em outubro na comparação com o mês anterior. Já em relação a outubro de 2023, houve uma variação positiva de 0,37%.

Os dados da Webmotors revelam ainda um recuo de 0,09% na precificação dos modelos zero-quilômetro em outubro ante setembro deste ano, e uma queda de 0,21% sobre o mesmo período do ano passado.

“No geral, a leve queda nos preços dos carros usados em outubro reflete o comportamento sazonal e o equilíbrio entre oferta e demanda no mercado automotivo”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO do Webmotors.

Preços dos elétricos e híbridos

Pela primeira vez, o Índice Webmotors apresenta a variação dos preços de veículos eletrificados anunciados no marketplace. No acumulado do ano, os híbridos usados tiveram depreciação de 8,62%, enquanto os modelos novos mostraram redução de 1,70%.

Já os preços dos elétricos usados caíram 16,26% no mesmo período, à medida que os automóveis zero-quilômetro da categoria tiveram declínio de 3,12% entre janeiro e outubro deste ano.

Considerando apenas o mês de outubro, os híbridos usados tiveram uma queda de 0,61%, ao passo que os modelos novos registraram redução de 0,23%. Entre os elétricos, os usados caíram 1,51%, e os zero-quilômetro sofreram uma leve baixa de 0,04%.

“O Índice Webmotors reflete a percepção atual do mercado a respeito dos modelos eletrificados. O consumidor, de forma geral, tem se mostrado cada vez mais aberto às novas tecnologias. Porém, é natural que o mercado precise de um tempo maior para absorver e precificar corretamente novas formas de propulsão, principalmente em relação aos carros seminovos”, explica Jurcevic.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade