Esporte

Túlio Maravilha: os mil gols e uma carreira de mais de 30 anos

A história de Túlio Maravilha no futebol brasileiro é uma daquelas coisas únicas

Publicado em: 13/01/2023 16:45
Última atualização: 15/01/2024 15:35

O futebol brasileiro nos proporciona algumas figuras que são simplesmente inesquecíveis e extremamente marcantes. Uma das mais memoráveis é, sem sombra de dúvidas, o atacante Túlio Maravilha: homem de 1 mil gols e cuja carreira já dura mais de 30 anos, entre inúmeros clubes do futebol brasileiro.

A história de Túlio Maravilha no futebol brasileiro é uma daquelas coisas únicas. O jogador foi revelado no Goiás e fez a sua primeira temporada como profissional no ano de 1988. Naquela temporada, a primeira de sua carreira, conseguiu marcar sete gols em apenas 20 jogos disputados - resultado bastante convincente e relevante.

Túlio continuou no Goiás até o ano de 1992, se tornando um dos grandes ídolos da história do clube. Nesse meio tempo, a cada temporada que passava marcava mais e mais gols. Em 1991, por exemplo, chegou a anotar incríveis 34 gols em apenas 26 partidas - uma média de mais de um gol por jogo.

Junto da fama de artilheiro, começou surgir também a fama de marrento e bem humorado em entrevistas e declarações polêmicas dentro, na saída e fora de campo. O fato é que, para aqueles que pensavam que a carreira de Túlio iria se limitar ao Goiás, estavam muito mas muito enganados.

Túlio Maravilha e o auge de seu futebol

Na temporada de 1992/1993, Túlio Maravilha acabou sendo vendido para o Sion, uma das equipes mais tradicionais do futebol da Suíça. Em seu primeiro ano, mais uma vez mostrou que era um centroavante e artilheiro nato: marcou 21 gols em 37 partidas disputadas, um desempenho bastante relevante.

Acontece que, em 1994, Túlio acabou deixando o futebol suíço para retornar ao Brasil. O jogador, marrento e de personalidade forte, não conseguia ficar longe do país onde nasceu e aprendeu a jogar futebol e acabou indo parar no Botafogo, onde viveu, sem sombra de dúvidas, o auge da sua carreira.

No Fogão, Túlio Maravilha ficou de 1994 a 1996. Foram seis temporadas, ao todo, com mais de 100 gols marcados e mais de 100 partidas disputadas. Ali, provou realmente ser um atacante completamente diferente, a ponto de marcar 50 gols em 53 partidas em 1995 - ano que também foi campeão da Copa América com a Seleção Brasileira.

Depois disso, Túlio ainda teve bons anos em outros grandes clubes do futebol brasileiro como, por exemplo, Corinthians, Vitória, Fluminense e Cruzeiro. Ainda em 1999, pouco mais de uma década após ingressar no futebol brasileiro profissional, o atacante acabou caindo de produtividade e foi para um patamar inferior no cenário nacional. A partir daí, começou a passagem por muitos, mas muitos clubes.

Os 30 anos de carreira de Túlio Maravilha envolvem a passagem por dezenas de clubes

Túlio Maravilha tem mais dezenas de clubes no seu currículo. Afinal de contas, são mais de três décadas de atuação do futebol nacional, tempo em que ele acabou rodando pelos mais variados times brasileiro, de norte à sul, de leste à oeste, do nordeste ao sudeste brasileiro - em divisões maiores e menores.

Para se ter uma ideia, Túlio Maravilha chegou a vestir a camisa de times como o Tupy, Anapolina, Volta Redonda, Juventude, Fast Clube, Canedense, Itauçu, Itumbiara, Potyguar Seridoense e por aí vai. Todos esses citados foram até 2010, sendo que desde então já foram mais de dez novos clubes.

No Brasil, Túlio Maravilha é conhecido como o jogador que marcou 1 mil gols - assim como Pelé e Romário. São muitas as contestações quanto aos números anotados pelo atleta, mas ele afirma com afinco que já marcou mais de mil gols enquanto jogador de futebol profissional.

A meta, inclusive, teria sido atingida em 2014, em um jogo histórico para a vida de Túlio. Na época, o jogador atuava pela segunda divisão do Campeonato Mineiro, aos 44 anos de idade, pelo Araxá Esporte. Com a camisa de número 999, em uma partida contra o Mamoré, o atleta bateu um pênalti e chegou ao seu milésimo gol.

Túlio Maravilha chegou a atuar pelos quatro grandes do Rio de Janeiro

Uma sensação que muitos têm é a de que Túlio Maravilha teria chegado a jogar pelos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Essa impressão se deve não apenas pelo fato do atleta já ter rodado por dezenas de clubes do Brasil como, também, pela sua personalidade.

De certa forma, ninguém diz que Túlio Maravilha não é carioca. Apesar de ser natural de Goiânia, Goiás, o jogador teve no seu auge uma marra e personalidade incrível, típica de grandes atletas nascidos no Rio de Janeiro como, por exemplo, o próprio Baixinho - Romário.

A partir daí, vem a falsa memória de que Túlio teria atuado pelos quatro grandes do Rio de Janeiro. No entanto, em seus mais de 30 anos de carreira, o jogador só vestiu a camisa de Botafogo e Fluminense entre os principais do RJ - ou seja, nunca atuou pelo Vasco ou Flamengo. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas