Quantas vezes ouvimos esta pergunta? E quantas vezes não faltam pessoas a dar palpites sobre a possibilidade de precipitação. Fazem, inclusive, uma leitura completa do estado do tempo.
No entanto, uma previsão para amanhã obedece a um conjunto de fatores, desde um especialista em meteorologia até a uma correta utilização e leitura das várias ferramentas usadas para fazer uma previsão do tempo.
O Meteorologista
Algumas pessoas se lançam na adivinhação do tempo, como se não fosse uma ciência. Um joelho que dói, um vento que sopra de nordeste, a posição do sol e, já está, como uma técnica ancestral, conseguem fazer previsões do tempo, com uma absoluta certeza. Desde a previsão do tempo bh até o clima na antártida, suas técnicas – ou a falta delas – acabam por falhar em algum momento.
A previsão do tempo não é adivinhação e carece de um especialista, que possa usar as devidas ferramentas, para poder fazer previsões do tempo precisas.
As ferramentas
Passamos para a utilização das diversas ferramentas utilizadas pelo meteorologista para poder fazer uma previsão do tempo correta. Na lista, encontramos um amplo leque de utensílios e lugares, como:
Estações meteorológicas
- Bóias marítimas
- Balões atmosféricos
- Satélites
- Radar Doppler
Apenas para citar algumas das ferramentas usadas pelos meteorologistas.
Os especialistas fazem as leituras dos diversos elementos e com a ajuda das mais avançadas tecnologias conseguem avançar com pressões de ar, formação de nuvens, temperatura e outros dados. É a combinação de tudo isto que permite, ao meteorologista, chegar à correta previsão do tempo. Em alguns casos, é uma previsão que envolve vários dias ou semanas. É óbvio que quanto mais curta for a previsão, maior é a probabilidade de acertar. Porque alguns fenômenos climáticos podem alterar a previsão anteriormente efetuada.
De qualquer modo, é bom saber que a previsão de tempo é uma ciência. Mesmo não sendo uma ciência exata, pois existem muitas variáveis, não é um hobby ou uma divertida probabilidade, que muitos teimam em deixar no ar.
- Categorias
- Tags