abc+

Informe Especial

Problemas domésticos: Como lidar com 4 situações que podem causar acidentes

Embora muita gente não dê o devido valor às pessoas que realizam tarefas domésticas, é inegável que o dia a dia de cuidados com uma casa pode deixar as pessoas extremamente cansadas, física e emocionalmente.

Além da limpeza interminável e dos momentos rotineiros e cansativos na cozinha, ainda é preciso lidar com problemas que tiram as coisas da sua normalidade e demandam mais tempo, desconforto e despesas.

Como a maioria dos brasileiros vive com apenas um salário mínimo, qualquer custo de reparo pode desestabilizar a ordem financeira da família e acabar deixando, ainda mais difícil, o trabalho de manter as coisas organizadas e tranquilas dentro de casa.

Alguns problemas, felizmente, podem ser resolvidos sem que seja necessária uma intervenção caríssima ou muito difícil de ser aplicada.

Abaixo, daremos algumas dicas de como lidar com alguns problemas domésticos que podem se tornar muito perigosos se não forem solucionados rapidamente:

1. Fogo na cozinha

Para evitar incêndios na cozinha, o ideal é só cozinhar durante os horários em que for possível não deixar as panelas sozinhas.

Mas, mesmo com este cuidado, ainda podem acontecer surpresas bem desagradáveis que podem se tornar problemas graves se ninguém da casa souber o que fazer (enquanto é possível fazer algo).

A maioria das coisas que causam preocupações dentro de uma cozinha não são realmente perigosas, mas é útil saber o que fazer quando o acendedor do cooktop dispara, quando o forno começa a soltar cheiro de queimado sem ter nenhuma comida queimando dentro ou quando a chama do fogão começa a ficar muito alta, mas há, também, situações que podem ser muito problemáticas e exigir intervenção imediata.

Se, por algum descuido, acontecer um princípio de incêndio na cozinha, ter essas dicas guardadas na mente pode ajudar a proteger a si mesmo, sua família e sua casa de um acidente grave:

  • Para apagar um pequeno incêndio com óleo, tente abafá-lo com bicarbonato de sódio ou deslizar uma tampa de metal sobre a panela para abafar o fogo. Desligue o fogão e nunca use água para apagar um incêndio de gordura; pode ser perigoso e piorar a situação.
  • Para apagar um incêndio dentro do forno, desligue-o e mantenha sua porta fechada.
  • Se o fogo continuar, ajude todos a evacuarem a casa, feche as portas atrás de você e ligue para os bombeiros de uma distância segura de sua casa.
    Embora não seja muito comum aqui no Brasil, é fortemente recomendável que a casa tenha pelo menos um detector de fumaça, pois isso pode evitar que alguns pequenos acidentes se tornem maiores.

2. Vazamento de água

Quer seja um gotejamento lento ou um fluxo constante, a melhor coisa que você pode fazer diante de um vazamento é desligar o registro de água, secar a bagunça, elevar e/ou afastar móveis que possam ser danificados em contato com a água e entrar em contato com um encanador (se souber onde é que o vazamento está acontecendo), ou com uma empresa de localização de vazamento para diagnosticar a fonte do problema.

Se você mora com idosos ou crianças pequenas, certifique-se de mantê-los afastados da região que pode estar molhada e/ou escorregadia.
Se não tiver algum conhecimento sobre encanamentos, evite iniciar um reparo, pois o dano pode ser maior do que o inicial e as despesas podem acabar sendo bem mais desagradáveis.

Caso more em apartamento e o vazamento for dentro da parede, é indicado conversar com o vizinho de baixo para avisar e perguntar se está acontecendo alguma infiltração. Isso pode evitar problemas posteriores.

Se houver gotejamento pelo teto, em caso de apartamentos, é aconselhável informar, além do vizinho da unidade superior, o síndico do prédio.

3. Queda de energia

Ficar sem energia elétrica em casa é uma das situações mais desconfortáveis que se pode passar no dia a dia doméstico.

Tomar banho gelado, não poder usar o microondas ou o cooktop elétrico, precisar da lanterna do celular para se locomover (quando o problema acontece à noite) e ficar sem wi-fi e sem televisão, são coisas que acabam deixando as pessoas bem estressadas (e com motivo).

Mas, o que fazer?

Quando a energia acabar, verifique se as casas próximas e as luzes da rua ainda têm energia.

Se as luzes ainda estiverem acesas, verifique os disjuntores.

Se o bairro também estiver escuro, ligue para a empresa de energia ou visite o site deles para relatar a queda de energia e solicitar um tempo estimado de reparo.

Fique seguro seguindo estas etapas:

  • Use lanternas ou o celular. Não acenda velas. Mantenha suas lanternas em um local fácil de encontrar, teste-as frequentemente e mantenha as baterias sobressalentes em um local conhecido e acessível.
  • Mantenha a porta da geladeira fechada. Isso evitará que os alimentos estraguem rapidamente. Mas, se a falta de energia se mantiver por mais de 4 horas, será preciso checar se os alimentos não estarão comprometidos.
  • Desligue ou desconecte os aparelhos eletrônicos. Se as luzes estiverem acesas ou você estiver usando algum equipamento elétrico, como um computador, quando a energia acabar, apague as luzes e desconecte os aparelhos eletrônicos.
  • Mantenha as portas de casa e janelas fechadas. Pessoas mal-intencionadas podem tentar aproveitar a escuridão para cometer crimes.

4. Vazamento de gás

Um vazamento de gás não é algo tão comum de acontecer, mas, caso aconteça, precisa ser tratado com muita cautela, pois os riscos de uma tragédia acontecer são reais.

Se você perceber cheiro de gás dentro de sua casa:

  • Feche imediatamente a válvula de saída de gás;
  • Vá para fora da casa e deixe a porta aberta, para que o gás possa dispersar mais facilmente;
  • Se o gás for encanado, ligue para a concessionária fornecedora do serviço ou pessoa responsável;
  • Se o cheiro for muito forte, ligue, também, para os bombeiros;
  • Não tente encontrar o vazamento;
  • Não ligue ou desligue nenhum aparelho elétrico;
  • Não fume ou deixe chamas abertas por perto.

Prevenir é melhor do remediar

A própria casa é, geralmente, o local mais seguro para se estar, mas, como visto acima, há situações que podem se tornar perigosas, mesmo no seu ambiente mais familiar.
Além das dicas acima, é fortemente aconselhável que o leitor busque fazer um seguro residencial. Isso garante que em casos mais complexos haja a quem recorrer e os problemas não se tornem irremediáveis.

O artigo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade de seu autor.
Artigos podem ser enviados para comercial@gruposinos.com.br

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade