Humanidade

Paixões humanas, motivações que embalam a vida

Publicado em: 24/10/2023 14:12
Última atualização: 29/12/2023 16:03
praia

 

A Linguagem das Emoções, livro escrito pelo psicólogo norte-americano Paul Ekman e publicado pela primeira vez ainda em 2002, e o filme Divertida Mente, produção Disney-Pixar de 2015 são exemplos formidáveis das formas como as paixões nascem dentro de nós. A esse tema é creditada tal importância que, ao longo do tempo, as sensações que nos envolvem e nos cativam vêm sendo catalogadas por renomados pesquisadores. Inicialmente, foram listadas 12 dessas influências arrebatadoras, tais como aquela que faz um filme ser campeão de bilheteria, a alegria, a saudade e o desejo de se sobressair em um determinado campo. Hoje, a lista inclui para além de três dezenas delas.

Ekman é reconhecida autoridade nesse tema. Por exemplo, o longa Divertida Mente foi realizado sob a consultoria dele. Embora voltada para o público juvenil, a produção atrai adultos por conta de se estender sobre as motivações que nos embalam. Pode ser entendido como resumo leve e divertido dos conceitos abordados na mencionada obra. “As emoções determinam a qualidade de nossas vidas”, escreve o autor, assim como destaca a importância de acatar a diversão (com responsabilidade) em todas as ações do nosso cotidiano.

Na obra, o escritor aborda as “motivações coletivas” - os jogos que atraem multidões aos estádios; e as “motivações pessoais” – aquelas que mexem com a destreza e a inteligência individuais. Na Idade Média, Lorenzo de Médici, importante figura do Renascimento, príncipe que governou Florença por mais de 20 anos, exercitava a mente criando jogos. Ele era tão fascinado por esse tipo de diversão que a mencionou nas suas famosas poesias. Em todos os que ele criou, utilizou tábuas, tabuleiros ou cartas e imprimiu a possibilidade de o jogador usar destreza e estratégia para influenciar no resultado da partida.

Poucas paixões são tão provocativas quanto aquelas em que se pode influir, de alguma forma. Isso pode ser bem visto em modalidades que misturam alguma sorte com bastante raciocínio. É o caso, por exemplo, do blackjack, o jogo de cartas onipresente nas plataformas de entretenimento online. Nele, ainda que a sorte tenha influência, a maior parte do sucesso vem da ação do próprio jogador. As emoções provocadas pelo blackjack variam de pessoa para pessoa, mas algumas delas podem ser consideradas comuns a todos. Veja quais.

Empolgação – emoção provocada ao receber uma mão forte. Por exemplo, no blackjack um Ás pode valer 1 ou 11 pontos, e as figuras (rei, dama ou valete) valem, cada uma, dez pontos. Essa combinação, assim como um Ás e uma carta com o número 10, resultará na soma 21. A sensação de empolgação logo se faz presente porque, no mínimo, uma mão que soma 21 pontos resultará em empate, com boa chance de sair vencedora.

cartas

 

Antecipação – durante a partida de blackjack, à medida em que as cartas são distribuídas, cresce a motivação de usar o raciocínio para tentar projetar quais virão a seguir e como isso poderá afetar o desempenho. Desde quando recebemos as primeiras cartas do dealer, intensificamos o raciocínio para tomar decisões estratégicas ao longo da partida.

Euforia – vencer uma mão no blackjack, seja por uma boa série de cartas ou por conta de tomar acertadas decisões estratégicas, traz sensação de realização, o que é obviamente é gratificante.

Satisfação estratégica – por falar em estratégia, tomar decisões bem pensadas durante a partida é exercício empolgante por si. Saber usar a estratégia básica do blackjack e fazer escolhas cuidadosas podem aumentar a sensação de realização.

Interação social – em muitas plataformas de entretenimento online que oferecem a modalidade há a opção de competir com outros jogadores e de interagir por meio de chats. Tal opção pode adicionar dimensão social ao jogo, permitindo que os usuários compartilhem suas emoções, conversem sobre estratégias e comemorem juntos as vitórias.

As motivações que levam as pessoas a gostarem de jogos de vários tipos são diversas. A emoção de superar desafios, conquistar objetivos e experimentar momentos envolventes pode ser altamente gratificante. Em relação ao blackjack, além das regras bem simples, ele é capaz de provocar uma ampla gama de sentimentos. A combinação de sorte, estratégia e tomada de decisões rápidas torna esse entretenimento uma experiência emocionalmente instigadora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas