Esporte
Os principais nomes do esporte gaúcho na história recente
Alisson é um dos inúmeros representantes gaúchos na elite do esporte mundial
Última atualização: 08/03/2024 09:42
O Rio Grande do Sul é conhecido, dentre tantas outras façanhas, por ser um celeiro do esporte nacional. Afinal, muitos nomes bem-sucedidos em diversas modalidades saíram do Estado para conquistar títulos de renome internacional e representar o país nas maiores competições.
Confira abaixo uma lista com alguns dos maiores esportistas gaúchos, considerando os últimos anos da elite do esporte.
Alisson Becker
O futebol é um esporte com enorme tradição no Rio Grande do Sul. Não é à toa que alguns dos maiores nomes da história do Brasil vieram do Estado, como Ronaldinho Gaúcho, Renato Portaluppi, Dunga e tantos outros. Atualmente, um dos nomes que engrandecem o RS nos gramados do planeta é o goleiro Alisson Becker. Revelado na base do Internacional, o jogador nascido em Novo Hamburgo é titular da seleção brasileira e do Liverpool, além de ser considerado um dos grandes nomes da posição no futebol mundial.
Tite
Nem só de jogadores vive o esporte mais popular de planetas. Quando o assunto é treinador, é difícil encontrar alguma escola mais bem-sucedida que a gaúcha. O último campeão mundial com o Brasil é Luiz Felipe Scolari, natural do Rio Grande. Agora, quem tem a missão de trazer mais uma estrela para o Brasil é Adenor Leonardo Bachi, o Tite. Nascido em Caxias do Sul, ele vai para sua 2ª Copa à frente da equipe nacional, e tem um currículo que dispensa comentários, com títulos que incluem Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana, Copa Sul-Americana e, claro, uma Copa América.
Fe Garay
Do futebol para o vôlei, não há como deixar de citar a ponteira Fe Garay, natural de Porto Alegre. Há anos, ela é considerada uma das grandes da história do vôlei nacional, tendo sido campeã olímpica em 2012, além da medalha de prata em 2020, em sua última Olimpíada (ela se aposentou das quadras em 2021). Fe Garay também coleciona prêmios individuais por onde passou.
Renan Dal Zotto
Outro técnico que merece ser lembrado na lista dos grandes nomes do esporte gaúcho é Renan Dal Zotto. Natural da cidade de São Leopoldo, ele é o atual treinador da seleção masculina de vôlei, substituindo ninguém menos que Bernardinho. Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de 1984 como jogador, Dal Zotto conquistou a Copa do Mundo de 2019 e a Liga das Nações de 2021 como comandante do Brasil.
Mayra Aguiar
É impossível falar da história recente do judô nacional sem mencionar a brilhante Mayra Aguiar, gaúcha de Porto Alegre. Isso porque ela é a única atleta da história do país a ser medalhista em três Olimpíadas seguidas considerando modalidades individuais – foi bronze na categoria até 78kg nos jogos de 2012, 2016 e 2020. O currículo da lutadora de 30 anos ainda conta com dois títulos mundiais, em 2014 e 2017,além de um ouro pan-americano em 2019, no Jogos de Lima.
Daniel Cargnin
Aos 24 anos, o porto-alegrense Daniel Cargnin é apontado como um dos grandes nomes da nova geração do judô nacional. Ele já mostrou seu valor nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, conquistando a medalha de bronze na categoria até 66 kg. Cargnin também foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Com um grande futuro pela frente, é esperança de ouro tanto nas Olimpíadas quanto no Mundial do próximo ciclo.
Renan Carlos Bruschi
Nos esportes da mente, especificamente no poker, o destaque do Rio Grande do Sul é Renan Carlos Bruschi, jogador natural de Porto Alegre. Em 2020, Renan Carlos Bruschi se consagrou na versão online do World Poker Tour e se tornou o terceiro brasileiro a conquistar um título no circuito. No ano seguinte, o gaúcho colocou de vez seu nome na história da modalidade ao conquistar o bracelete do World Series of Poker.
Fabricio Werdum
No mundo das lutas, quem mais se destacou nos últimos anos foi Fabricio Werdum, do MMA. Com uma longa carreira na elite das artes marciais mistas, o gaúcho de Porto Alegre chegou ao ponto alto de sua trajetória ao conquistar o título da categoria peso-pesado do UFC em 2015. No Ultimate, foram mais de 10 vitórias conquistadas. Oriundo do jiu-jitsu, Werdum também possui diversas conquistas em campeonatos internacionais da chamada arte suave.
Tatiana Weston-Webb
Você certamente já ouviu falar sobre a famosa Brazilian Storm, a geração de ouro do surfe nacional, representada por nomes como Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo. Entre as mulheres, a melhor surfista do Brasil é a gaúcha Tatiana Weston-Webb, de Porto Alegre. Aos 26 anos, ela compete com a elite da WSL há muito tempo e frequentemente se destaca no ranking modalidade, perseguindo seu primeiro título mundial.