Flamengo e Palmeiras são, incontestavelmente, as melhores equipes de futebol do Brasil dos últimos anos. Os clubes vêm alternando os títulos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil há pelo menos cinco anos, construindo verdadeiras dinastias no cenário nacional. No entanto, em seus elencos, estão muitos jogadores que brilham – mas que nunca realmente deram certo na Europa.
Pensando nisso, separamos para você uma lista de jogadores do Flamengo e Palmeiras que não deram certo na Europa. Tratam-se de atletas que se destacam e muito no Verdão e no Rubro-Negro, mas que tiveram passagens bastante apagadas (e algumas até um tanto quanto vergonhosas) por clubes europeus. Confira:
Gabigol (Benfica e Inter de Milão)
Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, é sem sombra de dúvidas um dos maiores ídolos da história do Flamengo. O jogador vem sendo o grande nome da equipe rubro-negra desde 2019, sendo autor dos gols que deram ao clube os títulos da Libertadores da América de 2019 e de 2022 (contra River Plate e Athletico Paranaense).
Revelado pelo Santos, Gabigol sempre foi um jogador tido como grande promessa do futebol brasileiro. Não à toa foi vendido muito novo para a Europa, em 2016, quando passou a vestir a camisa da Inter de Milão. No entanto, a sua passagem pelo futebol italiano não deu nada certo: foram apenas 10 jogos e um gol em uma temporada.
Naquele mesmo ano, ele acabou sendo emprestado pelo Benfica, de Portugal, mas voltou a decepcionar: apenas 5 partidas e somente um gol. Gabigol foi para a Europa e marcou apenas dois gols. Quando voltou ao Brasil, no entanto, se mostrou o artilheiro nato que é: logo no primeiro ano do retorno, fez 27 gols.
Pedro (Fiorentina)
Ainda no radar dos craques do Flamengo, o principal artilheiro do rubro-negro em 2022 e um dos grandes destaques do clube na temporada é o centroavante Pedro. Revelado pelo Fluminense, ele chegou ao Flamengo em 2020, depois de uma temporada bastante esquecível (e bem curta) na Europa.
Em 2020, depois de quatro anos de destaque no Fluminense, Pedro acabou sendo vendido para a Fiorentina, da Itália. No entanto, praticamente nem jogou pela equipe italiana: foram apenas quatro partidas vestindo a camisa do clube e nenhum gol marcado nesse período – passando totalmente em branco.
A passagem apagada, no entanto, não teve o mesmo efeito no retorno ao Brasil. Em 2020, quando voltou ao Flamengo, Pedro marcou 23 gols em 54 jogos e foi um dos artilheiros do rubro-negro na temporada – mesmo não sendo titular, o que só acabou acontecendo de fato neste ano (2022).
Dudu (Dínamo de Kiev)
Algo que muita gente não sabe é que um dos principais jogadores do Palmeiras dos últimos anos já passou pelo futebol europeu. Estamos falando de Dudu, o atacante que desde 2015 vem sendo um dos atletas mais respeitados e importantes para o Verdão, mas que antes disso já havia tentado a vida na Europa.
Revelado pelo Cruzeiro, Dudu foi vendido em 2011 para o Dínamo de Kiev, uma das principais equipes da Ucrânia. Lá, o jogador ficou por mais ou menos três temporadas (2011/2012, 2012/2013 e início de 2013/2014). A passagem, no entanto, não foi nenhum pouco marcante para o atleta.
Em quase três anos no Dínamo, Dudu disputou somente 31 partidas com a equipe ucraniana. Ao todo, foram três gols marcados pelo clube, sendo um por cada temporada em que ficou no clube. Logo após isso, ele acabou retornando ao Brasil – primeiramente ao Grêmio, em 2014, e ao Palmeiras, em 2015.
Gustavo Gomez (Milan)
Gustavo Gomez é um dos jogadores mais regulares e bem vistos do Palmeiras nos últimos anos. O zagueiro é encarado como um verdadeiro xerife da zaga palmeirense, sendo responsável não apenas por uma força e dedicação incrível como, também, por um ótimo jogo aéreo – digno de um artilheiro em muitos casos.
O que muitos não sabem, no entanto, é que o atleta já passou por um dos maiores clubes do futebol europeu – ainda que bem rapidamente. Em 2017, Gustavo Gomez acabou sendo vendido para o Milan que, na época, vivia um período de baixa no futebol internacional, sem nem conseguir se classificar para a Champions League.
O paraguaio, no entanto, acabou ficando menos de duas temporadas na equipe italiana. Em 2017, jogou apenas 19 partidas com a equipe, sem anotar nenhum gol (o que é compreensível para um zagueiro, obviamente). No ano seguinte, jogou apenas uma partida e, logo em seguida, foi emprestado pelo Palmeiras, que o contratou em definitivo em 2020.
- Categorias
- Tags