Estudos

Ensino técnico para alta demanda no mercado de trabalho

Cursos técnicos oferecem muitos benefícios e empregabilidade, especialmente para estudantes recém-formados no ensino médio

Publicado em: 28/04/2023 08:52
Última atualização: 05/03/2024 09:55

A QI Faculdade & Escola Técnica está se dedicando cada vez mais a elaborar grades curriculares que atendam às necessidades do mercado de trabalho. Isso porque a empregabilidade para profissionais com formação técnica tem se destacado em meio a um cenário de mudanças constantes para o mercado de trabalho. 

QI

 

De acordo com especialistas, profissionais com formação técnica possuem mais facilidade para encontrar emprego e se manter empregados em comparação àqueles com formação básica. Além disso, esses profissionais recebem salários mais altos e têm melhores condições de trabalho. A QI, com mais de três décadas de experiência em educação, tem reforçado um posicionamento para formação de estudantes como profissionais qualificados dentro de suas áreas. Além disso, vem assumindo um papel social ao oferecer cursos gratuitos como o "Preparando Você Para o Mercado de Trabalho", voltado para pessoas em busca de uma primeira oportunidade de trabalho e, também, para recolocação no mercado ou mesmo uma migração para outra área.

Com os cursos técnicos os estudantes podem se posicionar no mercado de trabalho em áreas com concorrência mais restrita para profissionais. Além disso, contam com uma diferença salarial considerável em relação àqueles que possuem ensino médio apenas. Claro, o ensino técnico pode ser apenas um primeiro passo para quem inicia uma carreira profissional. Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que os alunos de cursos técnicos contam com desempenho melhor no ingresso do ensino superior e em testes, quando comparados aos alunos do ensino médio regular (Inep, 2017).

Ainda assim, apesar dos bons resultados apresentados pelos alunos de cursos técnicos, a participação desta modalidade de ensino ainda é baixa no Brasil. Isso quando colocado em perspectiva, não apenas com países europeus, mas com países da América do Sul, como Argentina, Chile e Colômbia, conforme aponta o estudo “Ensaio: Avaliações e Políticas Públicas em Educação” do sociólogo Simon Schwartzman e do economista Cláudio de Moura Castro (2013).

Em países do primeiro mundo como a Alemanha, entre 40 e 50% dos jovens optam por um curso técnico, enquanto no Brasil apenas 8% dos estudantes seguem esse caminho. Já a demanda por profissionais com nível técnico está em crescimento, conforme estudo do Observatório Nacional da Indústria. O Mapa do Trabalho Industrial aponta que apenas em São Paulo serão necessários 583.659 profissionais capacitados em nível técnico até 2025. Isso mostra que a demanda existe, mas há pouco entendimento da formação técnica como possibilidade.

Uma pesquisa recente do Itaú Educação e Trabalho ouviu mais de 1000 jovens de todas as regiões do país. Os resultados mostram que 77% deles têm baixo ou nenhum conhecimento sobre o ensino técnico. Além disso, 69% afirmaram que cursariam o ensino técnico se pudessem conciliá-lo com o ensino médio. Poucos jovens sabem que o ensino técnico é concomitante. Ou seja, eles podem optar por realizá-lo antes mesmo da sua formação no ensino médio. Isso abre a possibilidade de o estudante encaminhar sua formação mais cedo, podendo mais adiante assumir novas especializações, e se profissionalizar cedo de forma que possa ter experiência.

A formação técnica é um diferencial importante e um dos fatores cruciais para a mudança de perspectiva da própria vida. A QI tem se dedicado a formar profissionais qualificados e oferecer cursos livres e gratuitos para ajudar na capacitação e recolocação no mercado de trabalho. Com a qualificação necessária, é possível obter melhores salários, estabilidade e qualidade de vida.

A QI Faculdade & Escola Técnica conta com 8 opções de cursos técnicos para você mudar sua vida se destacando no mercado de trabalho. Todos os cursos foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, com opção de aulas presenciais duas vezes por semana, ou ainda aula aos sábados, além de todos os materiais didáticos inclusos em plataforma digital própria. Os conteúdos foram pensados para atender as necessidades do mercado de trabalho, oferecendo uma grade curricular atualizada às tendências do momento, e focando o fator humano como o diferencial nas organizações.

Cursos Técnicos disponíveis:

QI Informática para Internet
Enfermagem
Administração
Recursos Humanos
Logística
Vendas
Contabilidade
Segurança do Trabalho

Municípios onde estão nossas Escolas Técnicas: Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí, Alvorada, Viamão, Guaíba, Rio Grande, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Confira mais informações sobre os cursos oferecidos pela QI pelo site qi.edu.br. Caso tenha interesse, entre em contato com pelo telefone 0800 000 0301, ou pelo WhatsApp através do número (51) 99541-3830.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas