abc+

Informe Especial

Como foi o ano de 2022 nos esportes brasileiros?

Por mais que o Brasil seja considerado o país do futebol, esse não é o único esporte disputado em alto nível no país

O ano de 2022 foi marcado não apenas por guerras e tensões políticas como, também, pela retomada efetiva e sem restrições da grande maioria dos esportes. Mas, afinal de contas, como foi o ano de 2022 nos esportes brasileiros?

Por mais que o Brasil seja considerado o país do futebol, esse não é o único esporte disputado em alto nível no país. Na verdade, para além das práticas individuais, como o skate e o surf, por exemplo, o Brasil também brilha em vários outros esportes – com ligas e competições nacionais já consolidadas.

Dito isso, saiba um pouco mais sobre como foi o ano de 2022 nos esportes brasileiros:

O vencedor da NBB (Novo Basquete Brasil)

É indiscutível que a NBA é o maior torneio de basquete do mundo, o qual reúne não apenas os maiores investimentos como, também, conta com os maiores craques do esporte. No entanto, a liga nacional de basquete está crescendo cada vez mais no Brasil, ganhando mais audiência e passando a ser vista com bons olhos.

Em 2022, quem foi campeão do Novo Basquete Brasil (NBB) foi o Sesi Franca – uma das equipes mais tradicionais do esporte no país. A equipe do estado de São Paulo fez uma temporada quase que perfeita, a qual teve o seu auge justamente na fase mata-mata, a partir das quartas de final.

Para chegar a final, o Franca venceu o Pinheirinhos três vezes nas quartas e ainda desbancou o São Paulo, que vem crescendo ano após ano no esporte, por 3 vitórias a 1. No final, pegou o Flamengo, uma das equipes mais tradicionais e vitoriosas do basquete brasileiro, e repetiu o saldo positivo de 3 a 1.

Superliga de vôlei

Outro esporte que já é considerado tradicional no Brasil, mas que vem ganhando força ano após ano, é o vôlei. A Superliga de Vôlei, campeonato nacional do esporte, está se tornando cada vez mais relevante em nível internacional e, também, despertando interesse de apreciadores de esportes de uma maneira geral.

Em 2022, o vencedor da Superliga Masculina de Vôlei foi o Cruzeiro, uma das equipes mais fortes do país já há anos. A equipe encarou o Minas Tênis Clube na final da competição e venceu por 3 sets a 0, mostrando não apenas toda a sua hegemonia como, também, o seu “poder de fogo” dentro das quadras.

Se o Minas perdeu no Masculino, em compensação foi campeão na Superliga Feminina de Vôlei. A equipe venceu a temporada de 2021/2022 da competição após bater o Praia Clube no segundo jogo da série final, conquistando o título e elevando ainda mais o nível de um time já considerado muito forte nacionalmente.

Série A do Campeonato Brasileiro

Não dá para falar de esporte no Brasil sem nem ao menos citar o futebol, não é mesmo. Sendo assim, para se manter no contexto nacional também, precisamos ressaltar o resultado do Campeonato Brasileiro de 2022 que, de certa forma, terminou sem nenhuma surpresa em termos da equipe vencedora.

O Palmeiras foi mais uma vez campeão do Campeonato Brasileiro neste ano, assumindo o “título” de time que por mais vezes venceu a principal competição nacional. No G-4, logo abaixo do Verdão, vieram o Internacional (que surpreendeu e muito nesta temporada), Fluminense e Corinthians.

Série B do Campeonato Brasileiro

Há quem diga que a Série B do Campeonato Brasilerio de 2022 foi tão boa quanto a Série A (ao menos em função da presença de clubes de grande expressão). Muitos times vencedores do Brasileirão estiveram presentes na segunda divisão do nacional neste ano, que terminou com um vencedor isolado – mas uma briga muito acirrada para a classificação.

Depois de anos amargando a segunda divisão, o Cruzeiro finalmente conseguiu subir para a Série A novamente. Fez isso com propriedade, sendo campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com muitas rodadas de antecedência e dominando a competição desde o primeiro jogo.

Neste ano em questão, no entanto, talvez mais importante do que o Campeão foi a definição dos classificados para a Série A – luta que durou até a última partida. O Grêmio, que havia recém caído para a B, fez o dever de casa e voltou para a elite do futebol brasileiro – de onde nunca deveria ter saído.

O Vasco sofreu até o último jogo para definir se iria se classificar ou não, mas terminou a competição seis pontos à frente do quinto colocado e na terceira posição. O Bahia fechou o G-4 da Série B e também conseguiu retornar à elite do Brasileiro. 

O artigo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade de seu autor.
Artigos podem ser enviados para comercial@gruposinos.com.br

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade