Há uma ou duas décadas atrás os jogos de videogame e computador, fossem eles online ou não, tinham um grande apelo entre jovens e, principalmente, entre os adolescentes. Por mais que seja uma atividade divertida, jogar em consoles demanda uma certa dedicação de tempo e energia que torna o processo um pouco dispendioso e acaba afastando as pessoas que têm uma rotina mais corrida.
Contudo, nos últimos anos a demografia dos jogadores foi se modificando. E o principal responsável por isso provavelmente está na sua mão ou no seu bolso nesse momento, isso mesmo, esse cenário é consequência da popularização dos smartphones. Atualmente, cerca da metade da população de gamers brasileiros joga pelo celular, com a outra metade se dividindo entre computador e diversos consoles.
Jovens adultos são o maior público de jogadores
Se antigamente os adolescentes integravam o grupo com mais jogadores, hoje em dia os jovens adultos que possuem entre 20 e 24 anos são a parcela da população com maior número de jogadores. Isso é muito interessante para a indústria de jogos, pois é um grupo economicamente ativo. Com isso, diversos sites de jogos oferecem código bônus de apostas, assim tentam ganhar usuários e incentivá-los a jogar.
Por falar em economia, o fenômeno dos games é tão impressionante, que atualmente é a indústria de entretenimento que mais movimenta dinheiro no mundo todo. Portanto, com bilhões de faturamento todos os anos, a indústria de jogos já é maior do que a dos filmes, da música, das séries de TV, entre outras.
Outro ponto que chama atenção quando analisamos esse fenômeno recente, é que as mulheres estão muito inseridas no meio. Aqui também podemos comparar com a situação de 15 anos atrás e ver uma grande diferença, pois na época videogame era um presente quase sempre destinado aos meninos.
Mas no Brasil pelo menos, hoje as mulheres já são maioria entre os jogadores online. Em matéria publicada pela CNN em abril deste ano, uma pesquisa revelou que 51% dos gamers brasileiros são do sexo feminino. Tudo isso mostra o quanto a indústria tem evoluído e se adaptado às novas tecnologias e também às mudanças de preferência do público.
Brasil já possui mais de um smartphone ativo por pessoa
Como mencionado no início, a popularização dos smartphones talvez seja o grande facilitador dessa mudança e aumento do público gamer. Contudo, tudo nos leva a crer que essa tendência cresça ainda mais, pois a cada nova pesquisa divulgada, é possível perceber que os smartphones estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, até das de renda mais baixa.
No Brasil, por exemplo, já são mais de 240 milhões de aparelhos celulares em atividade, ou seja, na média temos mais smartphones ativos do que habitantes no país. Ademais, se formos considerar os outros dispositivos digitais, como TVs, por exemplo, a média salta para dois dispositivos por habitante. Com tudo isso, tudo leva a crer que os jogos estarão cada vez mais presentes na vida das pessoas.
- Categorias
- Tags