Bom começo credencia Braithwaite a história entre estrangeiros no Grêmio
Última atualização: 30/08/2024 10:09
A boa estreia de Martin Braithwaite no Grêmio deixou a torcida Tricolor animada: o time pode ter novamente um homem-gol para liderar o ataque. Com dois anos de contrato, a esperança é que o dinamarquês seja mais um estrangeiro a construir história como artilheiro gremista.
Sem poder atuar antes da eliminação na Copa do Brasil, Braithwaite terá apenas partidas do Brasileirão e da Libertadores em seu currículo com o Grêmio neste ano. Na Série A, o favorito à artilharia nas apostas esportivas, segundo as cotações da KTO, é o flamenguista Pedro, seguido por Lucero, do Fortaleza, e Vegetti, do Vasco.
Quão longe Braithwaite pode chegar com a camisa Tricolor? Entre os jogadores que nasceram fora do Brasil, apenas nove marcaram mais do que 20 gols pelo clube. Para comparar a competição para chegar ao topo da história Tricolor, vamos relembrar os cinco maiores artilheiros estrangeiros da história do Grêmio.
Luis Suárez – 29 gols (2013)
Luis Alberto Suárez desembarcou no aeroporto Salgado Filho recepcionado por milhares de torcedores e devolveu o carinho já desde o primeiro dia. El Pistolero anotou um hat-trick logo na estreia, em janeiro de 2023, que valeu ao Grêmio o título da Recopa Gaúcha.
Com o Tricolor, Luisito conquistou ainda o Gauchão e honras individuais, como a Bola de Ouro da ESPN e o Troféu Mesa Redonda da TV Gazeta. Ao todo, Suárez marcou 29 gols e deu 17 assistências em 54 jogos, com uma média de 0,54 gols por partida. Ao final da temporada 2023, deixou o Grêmio para jogar ao lado do amigo Lionel Messi no Inter Miami.
Alfredo Obberti – 35 gols (1972-74)
Natural de Buenos Aires, Alfredo Domingo Obberti iniciou sua carreira pelo Huracán e teve passagem de destaque pelo Newell’s Old Boys antes de chegar ao futebol brasileiro.
No Tricolor Gaúcho fez 103 jogos marcando um total de 35 gols, com uma média de 0,34 gols por jogo. Em 1974, voltou ao Newell’s Olds Boys, quando o clube conquistou o seu primeiro título profissional na história. O argentino faleceu em julho de 2021, aos 75 anos.
Artigas Perez – 37 gols (1930-35)
Amado Artigas Perez Aguirre é mais um uruguaio a figurar na lista de grandes artilheiros gremistas. Nascido em 1911, brilhou com o Tricolor na década de 1930, quando conquistou quatro citadinos e dois campeonatos gaúchos.
Artigas fez 51 jogos pelo Grêmio e marcou 38 vezes, média de 0,75 gols por jogo. O atacante continuou no futebol gaúcho após deixar o clube, atuando pelo Cruzeiro de Porto Alegre.
Ramón Castro – 38 gols (1944-45)
Artilheiro nato, Ramón Humberto Castro chegou ao Grêmio após atuar pelo Montevideo Wanderers. Pelo Tricolor, marcou 38 gols em 32 jogos, impressionante média de 1,19 gols por partida.
Após deixar o Grêmio, retornou a seu país natal para atuar pelo Defensor. O atacante também vestiu a camisa da seleção uruguaia, anotando 11 gols em cinco jogos.
Hernán Barcos – 45 gols (2013-15)
Por fim, o título de maior artilheiro estrangeiro da história do Grêmio cabe ao argentino Hernán Barcos. O centroavante passou por diversos clubes antes de chegar ao Imortal.
Seu primeiro ano em Porto Alegre não foi dos melhores, anotando apenas 14 gols em 57 jogos. No ano seguinte, porém, o Pirata desencantou: 13 gols no Campeonato Gaúcho, dois na Libertadores e 14 no Brasileirão, onde foi vice-artilheiro. Em 2015, deixou o clube rumo ao futebol chinês.
Apesar da média baixa (0,39 gols/partida) quando comparada aos outros nomes no topo da lista, o total de 45 gols é uma marca difícil de ser superada em poucas temporadas no futebol atual.