Esporte

Biografia de Michael Jordan: conheça tudo sobre o astro

Publicado em: 28/04/2023 13:53
Última atualização: 05/03/2024 07:52

Michael Jordan

 

Ele era o homem que voava. O jogador que encantou o mundo com sua habilidade excepcional no basquete e se tornou um ícone do esporte mundial. Estamos falando de Michael Jordan, um dos maiores jogadores de todos os tempos.

A biografia de Michael Jordan é um verdadeiro conto de sucesso e superação. Hoje em dia, Jordan é considerado um dos atletas mais bem-sucedidos e influentes de todos os tempos.

Por muitos anos, não tinha pra mais ninguém quando se falava em aposta na nba. Na época, realizar uma aposta em basquete quando ele estava na quadra era algo quase certo.

Biografia de Michael Jordan

De suas origens humildes em Wilmington, Carolina do Norte, aos seis títulos de campeonato da NBA com o Chicago Bulls, Jordan provou ser um líder inigualável e um modelo para gerações de atletas em todo o mundo. Seja bem-vindo a essa jornada pela vida e obra desse lendário jogador.

Onde começou MIchael Jordan

Michael Jordan é um ex-jogador de basquete profissional americano, considerado por muitos como o maior jogador de todos os tempos. Ele nasceu em 17 de fevereiro de 1963, em Brooklyn, Nova York, e cresceu em Wilmington, Carolina do Norte. Jordan é o quarto dos cinco filhos de James e Deloris Jordan.

Jordan começou a jogar basquete na Emsley A. Laney High School, onde se destacou como jogador.

Ele jogou basquete universitário na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, onde conquistou o campeonato nacional em 1982. Em 1984, ele foi selecionado pelo Chicago Bulls como a terceira escolha geral do draft da NBA.

A ascensão de Jordan

Jordan rapidamente se tornou um dos jogadores mais importantes da NBA. Ele foi selecionado para o All-Star Game em seu primeiro ano na liga e foi eleito o Novato do Ano da NBA. Em sua segunda temporada, ele liderou a liga em pontos por jogo, uma façanha que ele repetiria por mais nove temporadas.

Jordan levou o Chicago Bulls a seis títulos da NBA durante a década de 1990, incluindo um período de três anos consecutivos em que eles conquistaram o campeonato (1991-1993 e 1996-1998).

Ele foi nomeado o Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA cinco vezes e também ganhou 10 títulos de pontuação da liga.

Momentos inesquecíveis

Jordan também é conhecido por seu desempenho em momentos cruciais. Ele marcou o arremesso vencedor do jogo no quinto e decisivo jogo da série de primeira rodada dos playoffs de 1989 contra o Cleveland Cavaliers, que ficou conhecido como "The Shot".

Ele também marcou 55 pontos em um jogo contra o New York Knicks nos playoffs de 1995, depois de ter voltado à NBA após uma breve aposentadoria no beisebol.

Muito além da NBA

Além de suas realizações na NBA, Jordan também teve sucesso no cenário internacional. Ele fazia parte da equipe de basquete dos Estados Unidos que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles e nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona.

A aposentadoria de Jordan

Em 1993, Jordan surpreendeu o mundo do basquete ao anunciar sua aposentadoria da NBA. Ele disse que perdeu a motivação e queria passar mais tempo com sua família.

Jordan jogou beisebol profissionalmente por um ano antes de retornar à NBA em 1995. Ele continuou a jogar pelo Chicago Bulls até 1998.

Depois de deixar o basquete, Jordan se tornou proprietário e presidente do Washington Wizards. Ele também investiu em vários empreendimentos comerciais, incluindo a marca de roupas esportivas Jordan, que é uma subsidiária da Nike.

Michael Jordan - o homem que virou uma lenda

Jordan se casou duas vezes e tem cinco filhos. Ele é conhecido por sua competitividade feroz e por ser um dos mais dedicados jogadores da história do basquete. Jordan é lembrado como um ícone do esporte e um modelo para muitos jogadores de basquete que vieram depois dele.

Em 2009, Jordan foi introduzido no Hall da Fama do Basquete Naismith Memorial. Ele é o terceiro jogador a ter sua camisa aposentada pelo Chicago Bulls, juntando-se a Jerry Sloan e Bob Love. Ele também teve sua camisa aposentada pela Universidade da Carolina do Norte.

Jordan continuou a ser um ícone cultural muito depois de sua aposentadoria do basquete. Ele foi destaque em várias campanhas publicitárias, incluindo uma série de comerciais da Nike que apresentavam a linha de tênis Air Jordan.

Sua marca pessoal tornou-se uma das mais populares no mundo dos esportes e continua sendo um grande negócio para a Nike.

Em 2020, Jordan foi o foco do documentário "The Last Dance", que conta a história do seu último ano com o Chicago Bulls em 1998. O documentário foi um sucesso de crítica e público, reafirmando a posição de Jordan como uma das maiores estrelas da história do esporte.

A biografia de Michael Jordan vai muito além disso. Sua habilidade no basquete, sua competitividade feroz e sua marca pessoal deixaram um legado duradouro que inspirou - e continua inspirando - muitos jogadores e fãs de esportes em todo o mundo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas