O churrasco perfeito pode estar ao seu alcance, mas exige um planejamento que vai além de reunir os amigos, escolher a bebida e comprar a carne. O especialista em carnes especiais Fabio Lazzarini dá dicas que vão desde a escolha dos cortes que irão para a churrasqueira até como calcular a quantidade de carne por pessoa. O preço do carvão vem preocupando os assadores.
Churrasco barato: quais são as carnes ideais?
O churrasco econômico é uma ótima estratégia para quem ama uma carne na brasa mas não quer gastar demais. Boas escolhas são maminha, que é um clássico do churrasco, costela bovina e frango. Os gaúchos também costumam incluir na lista um bom salsichão.
Quem quiser experimentar carnes mais em conta que não são tão populares no churrasco pode apostar na bananinha (entre os ossos do contrafilé e tem uma camada de gordura que deixa a carne muito macia) ou no lombo suíno. Neste caso, o ideal é deixar o corte marinando de um dia para o outro.
Churrasco completo: o que não pode faltar?
Segundo Fabio Lazzarini, o segredo do churrasco perfeito está na variedade, tanto de carnes quanto de acompanhamentos. Se quiser fazer um churrasco completo, aposte em maioneses, vinagretes, receitas diferentes de arroz e saladas.
Os vegetais também são parte importante do churrasco, então receitas de legumes na brasa são sempre bem-vindas. Claro que os drinks também não podem faltar. Invista em cervejas, caipirinhas, drinks sem álcool e até mesmo vinhos.
Mas nada disso vai funcionar sem bons cortes de carne. O chef recomenda três peças: bife ancho, que tem ótimo nível de marmoreio; bife de chorizo, que se destaca pela maciez e gordura na lateral; e short rib, que é um corte dianteiro conhecido em quase todo o Brasil como acém com osso.
Como calcular a quantidade de carne para o churrasco?
Para calcular a quantidade de carne e evitar desperdícios no churrasco, o chef Fabio Lazzarini recomenda que a conta gire em torno de 400 gramas de carne por pessoa. Esse número inclui salsichão, frango e outros tipos de carne. Contudo, se você optar por servir outros pratos e acompanhamentos, esses 400 gramas podem diminuir para 300 gramas ou até mesmo 250 gramas de carne por pessoa.
Montar a churrasqueira: qual o passo a passo?
A churrasqueira perfeita não tem muito segredo. Cada churrasqueiro tem sua preferência na hora da montagem e na escolha do carvão. Contudo, o chef tem algumas dicas para um braseiro duradouro e forte.
A primeira delas é um uma espécie de mantra para o chef: não economize no carvão. Para ele, é melhor fazer uma boa brasa e esperar que o fogo se assente por completo. Dessa forma, você terá bastante calor por muitas horas.
A segunda dica consiste em guardar as cinzas do churrasco anterior em um saco plástico bem fechado e reaproveitá-las no próximo braseiro. Ele diz que costuma despejar uma camada de cinzas razoável por cima do carvão quente. Isso fará com que as cinzas criem uma película em cima do carvão, que vai manter o calor do braseiro e evitar que a gordura da carne pingue no fogo e crie uma labareda descontrolada.
A terceira e última dica é sobre os melhores acendedores de carvão. O chef afirma que álcool em gel em quantidades controladas, pastilhas sólidas de álcool e papel absorvente embebido no óleo de cozinha são as melhores maneiras de incendiar os carvões.
LEIA TAMBÉM