O Natal é momento de celebrar com a família e relaxar após mais um ano. Com panetone, pernil, aves natalinas, entre outros, é normal comer uma quantidade maior do que o costume na hora da ceia. Porém, com o exagero, sintomas desagradáveis podem surgir.
VEJA TAMBÉM: RECEITAS: 5 razões para incluir o abacaxi na sua dieta e como preparar smoothies nutritivos
A nutricionista Luciana Neitzke explicou ao governo do Espírito Santo que o exagero na hora de comer pode levar a um mal-estar, como sinais de constipação do corpo, enjoos, sensação de estar cheio demais. Conforme ela, isso é normal. Mas há como melhorar do desconforto com a ajuda de alimentos e sucos naturais.
Alimentos naturais
Uma forma de melhorar do desconforto após tanta comilança é comer, mas alimentos naturais como frutas e folhosas. Luciana cita como exemplo: maçã, laranja, abacaxi, melão, tomate, beterraba, limão, mamão, agrião, couve e todas as folhas verdes escuras.
Sobre as folhas verdes escuras, ela explica que “são ricas em vitaminas do complexo B, que facilita o metabolismo dos carboidratos e proteínas, estimula as enzimas e neutraliza as toxinas”. Ainda, o recomendado é que sejam comidas cruas, para que as fibras e a água deles sejam melhor ingeridas.
Já as frutas cítricas possuem o composto limonoide, que ajuda o fígado a liberar mais toxinas do organismo. Assim com as folhas, elas também devem ser ingeridas in natura, em outros pratos saudáveis ou em sucos naturais.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Confira sucos naturais para beber após exagerar na ceia de Natal:
Suco rosa
Ingredientes:
1 cenoura
10 g de gengibre
1 limão
2 maçãs
150 ml de água de coco
Modo de preparo:
bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Suco verde
Ingredientes:
1 banana-verde congelada
1 pedaço pequeno de gengibre
2 fatias de abacaxi
1 limão sem casca
2 folhas de couve
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Atenção
Caso o desconforto seja grande, o melhor é procurar atendimento médico. Somente um profissional da saúde poderá entender cada caso de forma distinta.
Além disso, não é recomendado ingerir grandes quantidades de sucos naturais. Apesar de saudáveis, as bebidas possuem muita frutose, um áçucar natural.
LEIA TAMBÉM