abc+

PARA CELEBRAR

Peru e Chester no Natal: Entenda as diferenças entre as aves tradicionais da ceia

Aves natalinas são as protagonistas da ceia de Natal. Confira as diferenças e acerte na receita

Suelen Schaumloeffel Olkoski
Publicado em: 10/12/2024 às 15h:16 Última atualização: 10/12/2024 às 15h:17
Publicidade

À medida que o Natal se aproxima, muitas famílias correm para os supermercados em busca dos itens perfeitos para a ceia. As aves natalinas, especialmente o peru e o Chester, são as estrelas da refeição, mas a grande variedade disponível pode gerar dúvidas na hora da escolha. Afinal, qual é a diferença entre essas duas aves?

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Peru ou chester no Natal? Entenda a diferença entre as aves tradicionais na ceia | abc+



Peru ou chester no Natal? Entenda a diferença entre as aves tradicionais na ceia

Foto: Freepik

A principal distinção entre elas é biológica e de sabor, já que são tipos diferentes de aves.

O peru, uma tradição importante nas festas de fim de ano no Brasil e consumido especialmente no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, pertence à espécie Meleagris gallopavo, nativa da América do Norte. Ele ganhou popularidade comercial por sua grande proporção de carne, em comparação com galinhas comuns. A carne do peru tende a ser mais firme e seca, necessitando de maior tempo de cocção e, muitas vezes, de uma marinada bem feita para garantir sabor e suculência.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

De acordo com a BRF, dona das marcas Perdigão e Sadia, o ciclo de produção do peru pode variar entre 60 e 130 dias, dependendo da categoria do animal, sendo os perus natalinos sempre fêmeas, com cerca de 4 kg e aproximadamente 56 dias de vida no momento do abate.

LEIA TAMBÉM: Fora do País, Natal é com peru? Confira algumas comidas servidas em ceias ao redor do mundo

Já o Chester, criado pela Perdigão, é uma linhagem de frangos com maior concentração de carne no peito, o que justifica o nome, que vem da palavra inglesa chest (peito). Pensado para o Natal, a ave foi desenvolvida para atender à demanda de uma carne suculenta e de preparo rápido. Com peso entre 3,5 e 4 kg, o Chester é mais macio e leva menos tempo para cozinhar, além de ter um preparo mais simples, pois não exige recheio interno.

Assim como outras aves natalinas de marcas como Fiesta Seara e Bruster Lebon, o Chester é da espécie Gallus gallus domesticus, o frango comum.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade